ACOMPANHANTE NO PÓS-PARTO – PARTE II

ACOMPANHANTE NO PÓS-PARTO – PARTE II
ALGUÉM MUITO IMPORTANTE

Além de todo o apoio que a mulher tanto precisa e merece durante o trabalho de parto e pós-parto, é também seu direito, por lei, ter ao seu lado um acompanhante no período pós parto.

De acordo com a Lei Federal nº 11.108, em vigor desde 2005, todos os serviços de saúde, seja SUS ou serviço privado, são obrigados a permitir que a mulher seja acompanhada por uma pessoa de sua preferência (parceiro(a), familiar ou até mesmo uma doula*) durante todo o parto e pós parto.

Quando nasce um bebê nasce também uma mãe, um pai, avós, tios e tias. Nesse novo universo há muitas dúvidas que irão surgir, como: qual o jeito certo de trocar uma fralda, de limpar o coto umbilical, será que estou segurando de maneira correta para amamentar? A presença do acompanhante é indispensável, pois a mulher que acaba de parir irá precisar de muito apoio e ajuda em diversas questões.

O acompanhante deve ser escolhido com muito carinho, pois será ele quem dará grande assistência no seu pós-parto, caso você precise de ajuda para ir ao banheiro, para levantar, sentar, para cuidar do seu bebê quando você estiver ocupada com outros assuntos (como tomar banho, por exemplo). Seu acompanhante será seu braço direito, mesmo após o parto normal (em que a recuperação é mais rápida) o acompanhante se faz necessário e, principalmente, após uma cesárea, momento em que a mulher apresenta maiores limitações.

Além de participar ativamente como um grande ajudante, a pessoa que irá acompanhá-la no seu pós-parto é de grande importância para absorver as orientações passadas pela equipe de saúde. Após o parto a mãe pode ficar um pouco cansada e, às vezes, pode ser um pouco difícil de assimilar as diversas informações que virão sobre amamentação, cuidados com o bebê e até mesmo consigo mesma. Neste momento o acompanhante deve estar presente e atento a tudo.

*Doula: essa palavra, de origem grega, aplica-se nos dias de hoje às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Durante o trabalho de parto, a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os procedimentos que são realizados, ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc. (Fonte: http://www.doulas.com.br/)

Letícia Silva

Enfermeira Obstetra

COREN: 408.652

 Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário

Blog MamãeBox

Graças ao Clube MamãeBox, esse problema de comprar tudo sem necessidade está resolvido. Gastar muito dinheiro com produtos que podem não funcionar com você, com produtos desnecessários não irá mais acontecer se tornando sócio do clube e mais, todo mês você receberá uma caixinha surpresa MamãeBox com muito carinho na comodidade da sua casa.

Cadastre-se e Ganhe!

Ganhe agora mesmo 10% de desconto no Clube MamãeBox se cadastrando na nossa newsletter. Aproveite!
Nome
E-mail
Respeitamos sua privacidade e somos contra a prática de spam.