Dicas para a gestante: como aliviar as náuseas e vômitos

As náuseas e vômitos são situações mais comuns do início da gravidez, principalmente no primeiro trimestre, e ocorrem devido às mudanças hormonais.

Mas é um quadro limitado e a tendência é desaparecer até a 20° semana gestacional.

Para prevenir ou diminuir o desconforto causado por essas condições, veja abaixo as dicas da nutricionista Clarisse Corbelini, do Serviço Alô Mamãe:
  • Faça refeições pequenas e frequentes, pois são mais bem toleradas;
  • Evite permanecer longos períodos em jejum;
  • Evite comidas gordurosas, preparações muito quentes e muito temperadas, assim como alimentos muito doces;
  • Os líquidos são mais bem tolerados entre as refeições do que quando acompanhados com as refeições;
  • Torradas e biscoitos salgados integrais ajudam a evitar náuseas;
  • A suplementação de vitamina B6 auxilia bastante (consulte um nutricionista para uma suplementação adequada e personalizada)
  • Gelo e picolés de frutas cítricas (feitos em casa) ajudam a reduzir os enjoos;
  • Chá de gengibre – Como o gengibre é uma raiz os seus compostos bioativos são melhores extraídos com a decocção, que nada mais é do que ferver em água por alguns minutos. Então veja como fazer a correta decocção do gengibre:

Decocção de Gengibre:

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de gengibre ralado ou em lascas. Depois é só ferver, por 10 minutos, o gengibre ralado/lascas em 300 ml de água.

Você pode tomar sempre que sentir náuseas e enjoos. É possível também fazer em maior quantidade e deixar em geladeira, só não vale aquecer novamente, pois as suas propriedades são perdidas com o reaquecimento.

Agora que você já sabe como fazer o chá de gengibre, pode colocar em prática uma receita de picolé super deliciosa, saudável e fácil de fazer que auxilia nos desconfortos causados pelos enjoos comuns desse período gestacional:

Picolé Funcional de Melancia com gengibre

Ingredientes

1 fatia grande de melancia com sementes

100 ml de água de coco

100 ml de chá de gengibre

Suco de 2 limões

3 colheres de chá de mel ou açúcar de coco

Modo de preparo

Fazer a decocção de gengibre, coar e deixar esfriar.  Juntar aos demais ingredientes e bater todos no liquidificador. Coar e despejar o suco em forminhas. Levar para o congelador. Espere congelar um pouco para espetar os palitos.

Clarisse Corbelini

Nutricionista

CRN10 2580

Quer receber ligações da nutricionista Clarisse ou ligar para ela sempre que tiver alguma dúvida e precisar de orientações?

Assine já o Alô mamãe!

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante e seu bebê. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Parceria MamãeBox & Alô Mamãe


Deixe seu comentário

Blog MamãeBox

Graças ao Clube MamãeBox, esse problema de comprar tudo sem necessidade está resolvido. Gastar muito dinheiro com produtos que podem não funcionar com você, com produtos desnecessários não irá mais acontecer se tornando sócio do clube e mais, todo mês você receberá uma caixinha surpresa MamãeBox com muito carinho na comodidade da sua casa.

Cadastre-se e Ganhe!

Ganhe agora mesmo 10% de desconto no Clube MamãeBox se cadastrando na nossa newsletter. Aproveite!
Nome
E-mail
Respeitamos sua privacidade e somos contra a prática de spam.