5 dicas para ajudar seu filho na hora de fazer o dever de casa

Trouxemos 5 dicas para ajudar seu filho na hora de fazer o dever de casa.

É bem comum que mães e pais fiquem um pouco “perdidos” na hora de ajudar o filho a fazer o dever de casa. Além de reforçar os estudos, a atividade também requer disciplina e concentração – o que pode deixar muitos pais em dúvida sobre como apoiar e incentivar as crianças sem tirar delas a autonomia e o compromisso na realização da tarefa.

Por isso, decidimos trazer, junto com a editora educativa Twinkl, algumas dicas para organizar os estudos das crianças, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. É claro que cada família possui suas particularidades e perfeição não existe, mas a gente reuniu sugestões que podem te ajudar a identificar maneiras de dar o suporte que a criançada precisa nessa idade. Use e aproveite as ideias que fizerem sentido para você e para a sua realidade!

  1. Estabeleça um horário periódico de estudo

Para crianças mais novas, que têm menos dever de casa, pode ser um horário normal de leitura antes de dormir, por exemplo. Já no caso de crianças mais velhas, você vai precisar ajudar a criar uma programação de estudos mais regular. Fique de olho em quanto tempo é necessário a cada semana, em média, para a lição de casa. Depois, converse com seu filho sobre qual é o melhor momento para completar o trabalho. Quando ele se sente mais alerta e agitado? Quando fica mais calmo e quieto? Converse também sobre os riscos de deixar as coisas para a última hora. É possível que algumas crianças (e adultos!) prefiram fazer tudo no dia anterior à entrega, mas essa é uma tática bem arriscada.

2. Forneça um ambiente adequado

É importante criar um espaço calmo e silencioso para seu filho fazer a lição de casa. Se for uma criança que se distrai facilmente, talvez seja melhor que esse espaço não seja no quarto onde ficam os brinquedos – uma ideia é criar um cantinho na sala de jantar ou em outro cômodo com menos distrações. Limite o acesso a televisão, celular e tablet, sempre deixando claro o motivo. Converse de acordo com a idade da criança: você pode, por exemplo, explicar que fazemos as tarefas mais rapidamente quando estamos concentrados, sobrando assim mais tempo para brincar depois.

3. Lembre-se: o apoio dos pais é muito importante

Auxilie seu filho enquanto ele faz o dever de casa e até tire dúvidas, mas não faça o tema por ele. Fazer pela criança, além de prejudicar o aprendizado, dá a impressão de que ela não é inteligente o bastante ou não tem capacidade para fazer a própria lição. Claro que não tem problema ficar ao lado do seu filho de 6 ou 7 anos enquanto ele conclui o trabalho escolar, mas é importante que o envolvimento dos pais diminua gradualmente na medida em que as crianças se tornam mais velhas e mais independentes.

4. Valorize a organização

Incentive seu filho a ser organizado e a saber quanta lição de casa ele tem para fazer e quando cada tarefa deve ser entregue. Ajude-o a transformar essa organização em um hábito. Muitas escolas fornecem uma agenda para que as crianças registrem o que devem fazer, mas você também pode usar uma agenda comum ou um planner de parede para a mesma função. Claro que os muito pequenos ainda não têm as habilidades necessárias para manter uma agenda, mas a partir do terceiro ano já é possível, com a ajuda dos pais, montar um calendário com as tarefas.

5. Converse sobre a matéria

Peça ao seu filho para explicar a lição de casa dele para você. Qual é o conteúdo? O que ele precisa fazer? Peça uma explicação sobre a matéria como se ele fosse o professor e você o aluno. Essa é uma das formas de ajudar as crianças a compreenderem o que aprenderam e o que ainda precisa ser reforçado. Faça perguntas, mas não com o objetivo de “testar” seu filho, e sim como questionamentos normais que vocês podem trabalhar juntos para responder. Mostrar-se interessado no que seu filho está fazendo é uma das formas de comunicar que você vê importância no aprendizado e que os estudos devem ser levados a sério. Ao conferir o dever de casa, é sempre uma boa ideia elogiar e dar conselhos positivos.

Photo por Helena Lopes – Pexels

Outras sugestões: 

  • Incentive a leitura diária desde a infância. Ler com a criança em casa é uma das formas mais eficazes de influenciar positivamente o desempenho dela na escola.
  • Divida as tarefas em diferentes etapas e veja se é assim que seu filho se concentra melhor. Se ele precisa fazer 6 exercícios de matemática, por exemplo, você pode sugerir que ele faça três agora, depois mais três no fim da tarde e o resto amanhã.
  • Em situações normais, não superproteja seu filho das consequências caso o dever de casa não seja entregue a tempo. Isso fica cada vez mais importante à medida que o aluno se aproxima do fim do Ensino Fundamental.

Apoiar seu filho com o dever de casa não é importante só para ajudar a criança a fixar o conteúdo escolar, mas também para exercitar uma abordagem positiva do aprendizado. Por isso, não esqueça de elogiar seu filho pelo dever de casa concluído. Tente valorizar o esforço que a criança fez, e não o resultado em si. Use essa abordagem também ao perguntar sobre provas, ditados e listas de exercícios – veja como seu filho está melhorando e se ele é capaz de aprender com os erros cometidos. Afinal, quando a criança consegue identificar o próprio progresso, se sente muito mais estimulada a se esforçar cada vez mais!

Conteúdo criado em colaboração com a editora educativa Twinkl.

Siga @mamaebox no www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Assine 30 dias grátis!


Deixe seu comentário