5 Dicas para Criar a Rotina do Sono do Bebê

Vamos criar uma rotina do sono do bebê. O grande erro dos pais de primeira viagem é acreditarem que ao colocar o bebê para dormir tarde da noite ou deixarem o bebê muito cansado durante o  dia evitando as sonecas ,isso ajudará o bebê a dormir durante a noite toda.

Puro  engano , pelo contrário o bebê ficará mais irritado , superestimulado , não conseguirá relaxar para dormir e assim os despertares noturnos acontecem .

Os bebês precisam do sono diurno (sonecas) e do sono noturno , pois uma boa soneca significa uma boa noite de sono.

Estabelecer uma rotina estruturada onde o dia do bebê tenha começo , meio e fim, promove segurança e conforto para o bebê .

Após a rotina implementada e sedimentada é mais fácil identificar as necessidades do seu bebê , seja ela fome , sono ou tipo de choro .

O bebê não é um “robozinho” no qual apertamos o botão e ele pára de chorar ou adormece assim que é colocado no berço .

Por isso  estabelecer uma rotina diária para que ele se sinta seguro e confortável no seu dia a dia ,é importante , pois afinal ele dormia quase que 99% do tempo quando estava no útero da mamãe , recebia comida a todo momento , ficava bem apertadinho e quentinho , tinha um”som ambiente” , não sabia o que era dia e noite … imagina só como ele se sente após o nascimento …. por isso nós temos que dar uma “mãozinha “.

5 dicas para Criar uma Rotina Sono  Bebê :

 

1.Preste Atenção nos Sinais do Sono : não espere até que ele esteja com muito sono , pois se você passar do ponto o bebê poderá ficar mais irritado e aumentar a dificuldade para adormecer

 2.Crie um Ambiente Agradável : próximo ao horário do sono faça atividades tranquilas para diminuir a energia do bebê

 3.Ensinar a diferença ente o dia e a noite : deixe os sons naturais da casa durante o dia como o da máquina de lavar , televisão , ambientes todos iluminados com a luz do dia , evite o silêncio absoluto , eca noite diminua as luzes dos ambientes e os sons para que o bebê entenda esta  diferença .

 4.Adormecer: incentivar o bebê a dormir sozinho,colocar sonolento no berço , isto é , não colocar o bebê dormindo.

 5. Criar um Ritual de Sono:é um momento agradável , onde o bebê passa a  identificar que já é hora de dormir , seja através da música , massagem , uma história , um momento de carinho , onde o conforto e segurança são essenciais para o bebê. . O ritual deve ser o mesmo nas sonecas porem “abrevidado” .

 

Por Patricia Tsukada, do Mommy in Bloom

Patricia Tsukada


Deixe seu comentário