A gestação e os cuidados com os dentes

Toda a grávida precisa ter um cuidado especial aos dentes durante a gestação. Se você está planejando a gravidez, planeje junto às visitas ao dentista . Tão importante quanto cuidar da saúde e da alimentação é cuidar da dentadura. Pode até parecer besteira diante de tantas preocupações e preparativos na gestação, mas a saúde bucal é fundamental.

Mulheres que tem doenças na gengiva, como periodontite, tem mais chance de terem bebês prematuros ou com baixo peso. Ainda não existe um estudo que explique o porquê, mas foi contatada essa relação. Por isso, se você ainda está em fase de planejamento, resolva seus problemas com o dentista antes de engravidar. Pode ajudar e muito.

Se for de extrema necessidade visitar o dentista durante a gestação, converse com seu obstetra também. Mulheres grávidas não podem fazer radiografias, se submeter ao uso de antibióticos ou aos anestésicos bucais.

A gravidez geralmente aumenta o risco de desenvolver gengivite, que é o acumulo de placa bacteriana na região da gengiva e que pode ser bastante incomodo e causa irritação e inflamação na região. Redobrar a higiene da boca, com o uso do fio dental e escovação é super importante.

Outra coisa que é comum é as mulheres se queixarem que os dentes estão moles. Algumas chegam a sentir eles se movimentando (principalmente quem usou aparelho dentário) ou acabam perdendo um dente. Isso está relacionado diretamente com o cálcio do seu organismo, que pode não ser suficiente para você e o bebê. Em casos assim é importante avisar o obstetra e aumentar a ingestão de cálcio através da alimentação.

Quem á usou aparelho dentário, pode procurar o ortodentista e pedir para que seja feito um aparelho móvel (igual aquele que se usa logo após tirar o fixo) para usar a noite. Pode parecer neurose, mas meus dentes só não se movimentaram mais pois dormi durante toda a gestação com o aparelho móvel.

Ninguém quer aparecer nas fotos com o bebê recém nascido com os dentes fora do lugar, sem dente ou com eles feiosos, certo?!

Então corre para o dentista e desencane dessa preocupação!

Imagem: Luísa Souza e Rodrigo Lara (importante por os créditos!!!)

Luísa Aranha | Jornalista

www.mamaeneura.com


Deixe seu comentário