ACOMPANHANTE NO TRABALHO DE PARTO – PARTE I

ACOMPANHANTE NO TRABALHO DE PARTO – PARTE I

ALGUÉM MUITO IMPORTANTE

O parto é um momento ímpar tanto não somente para a mulher que irá parir, mas também para os familiares próximos.

GESTANTE: Você sabia que é seu direito, por lei, ter um acompanhante neste momento? De acordo com a Lei Federal nº 11.108, em vigor desde 2005, todos os serviços de saúde, seja SUS ou serviço privado, são obrigados a permitir que a mulher seja acompanhada por uma pessoa de sua preferência (parceiro(a), familiar ou até mesmo uma doula*) durante todo o parto e pós parto.

A presença do acompanhante é fundamental para dar apoio à gestante para encarar o desconhecido e aliviar a ansiedade e o medo do trabalho de parto e parto. Participar ativamente é indispensável para aliviar a tensão e contribuir para que o trabalho de parto seja o mais tranquilo possível.

Por isso, você deve ter certeza que a pessoa escolhida por você estará disposta a ficar do seu lado, apoiando e lhe auxiliando no seu trabalho de parto e lhe dando segurança e apoio no momento do parto e pós-parto.

O acompanhante deverá estar calmo e ser paciente para acompanhá-la no banho, ficar presente se preferir utilizar da bola suíça, realizar massagens relaxantes em região lombar e até mesmo estar ao seu lado nas incansáveis caminhadas nos corredores.

Estar com quem você gosta e confia no momento em que irá conceber o seu filho é de extrema importância para que você se sinta segura e possa conduzir seu trabalho de parto da melhor maneira possível. Usufrua desse direito!

*Doula: essa palavra, de origem grega, aplica-se nos dias de hoje às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Durante o trabalho de parto, a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os procedimentos que são realizados, ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc. (Fonte: http://www.doulas.com.br/)

Letícia Silva

Enfermeira Obstetra

COREN: 408.652

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox
Fone:
0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário