Apgar: por que o bebê recebe uma nota ao nascer?

Você sabia que na sala de parto, no primeiro e no quinto minutos de vida do bebê, os profissionais realizam uma avaliação e dão uma nota ao recém-nascido.

Muitos pais desconhecem esta avaliação, mas ela é importante, pois auxilia na identificação de anormalidades e sinaliza a necessidade de cuidados especiais com o bebê.

Essa avaliação é chamada Escala de Apgar e avalia de forma objetiva 05 condições físicas do recém-nascido ao nascer e sua adaptação ao ambiente extrauterino nos primeiros minutos após o nascimento.

Essa avaliação foi desenvolvida na década de 50 pela anestesista americana Virginia Apgar, mas é reconhecida e utilizada mundialmente.
Apesar de ser de importante e muito utilizada, a Escala de Apgar não é a única avaliação realizada ao nascimento.

Após o contato pele a pele outros fatores devem ser avaliados como classificação (peso, comprimento, perímetro cefálico), exame dos orifícios – nariz, ouvidos, boca (para verificar se há alguma anomalia, como fenda palatina) entre outros…

Em resumo, apesar da Escala de Apgar ter grande importância na sala de parto, com a finalidade de avaliar as condições de nascimento do bebê e auxiliar o profissional de saúde a tomar condutas, quando necessário, ela não é o único critério de avaliação ao nascer.

Letícia Silva
Enfermeira Obstetra
COREN: 408.652

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário