Bebê, seja bem-vindo: já pensou na hora do parto?

Bebê, seja bem-vindo! O parto inaugura o nascimento de um novo membro na família.

Esse bebê renova os sentimentos de alegria e felicidade para os familiares e principalmente, para os pais.

Muitas vezes, o bebê chega de surpresa, outras já estava sendo planejado e tanto de uma forma como de outra, traz mudanças no ambiente familiar.

Os pais terão que lidar com as reações e sensações que essa nova pessoa irá despertar neles e também, gerenciar as questões relacionadas ao quartinho, às roupinhas, as vacinas, enfim uma gama de cuidados.

A preocupação com o que pode ser certo ou errado começa a fazer parte da vida dos novos pais e neste momento, sendo necessário que pai e mãe se ajudem no compartilhamento desses momentos de dúvidas.

O apoio do pai à mãe e da mãe para o pai é algo de grande importância e deve ser estimulado.

Muitas mudanças, não é?

Agora com a chegada desse novo ser que irá fazer parte da família também são inauguradas novas atividades do novo papai e a nova mamãe. Começam os momentos de mamar, troca de fraldas, banho, visitas constantes ao pediatra e a realização de vacinas, agora começa o período de acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê e junto disso, pai e mãe vão se adaptando e aprendendo novos papéis, assim, a cada novo acontecimento, chorinho diferente, novos movimentos, sons diferentes, um vai dando as boas-vindas ao outro.

Assim, a cada dia, cada um vai aprendendo mais em relação ao outro. Pai e mãe começam a entendendo os chorinhos, as ações, o horário que acorda e que dorme, quando está com fome, quando está irritado (a). É um período de atenção, expressão de afeto e cuidados. Mas, papai e mamãe não deixem de cuidar de si, da saúde, ter momentos de lazer, encontro com amigos, ter momentos em família de conversa e também, dividir as tarefas relacionadas ao bebê.

Seja bem-vindo (a) filho (a)! Seja bem-vinda mamãe! Seja bem-vindo papai!

Mariana Effting de Sousa Schmitz

Especializanda em Psicologia Perinatal – IPB

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento – UFSC

Meiridiane Domingues de Deus

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento – UFSC

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário