Como lidar com a constipação durante a gestação?

A constipação é um problema que costuma aparecer ou se agravar após a 20ª semana gestacional. Isto ocorre, principalmente, devido às mudanças hormonais, relacionando-se mais especificamente com o hormônio progesterona que causa um relaxamento da musculatura intestinal, diminuindo os movimentos intestinais (peristaltismo) que fazem a expulsão das fezes.

O peristaltismo intestinal é facilitado quando ingerimos uma adequada quantidade de fibras. As fibras estão presentes em frutas e verduras, assim como em cereais integrais.

Invista no consumo de alimentos como abobrinha, aspargos, chicória, mamão, ameixa preta, quinua, amaranto, farelo de aveia.

Neste período você deve ingerir mais fibras, o que exige um aumento também da quantidade de água ingerida. Dê preferência para a água natural, água de coco ou água aromatizada. Experimente colocar morangos em fatias com folhas de hortelã, é refrescante e saboroso.

A boa digestão dos alimentos ricos em proteínas também favorece o bom funcionamento do intestino. Por isso é que o consumo de carnes com frutas, como o abacaxi e o mamão, é incentivado. Pois eles possuem, respectivamente, bromelina e papaína, que são enzimas digestivas.

Por fim, é importante ter uma microbiota intestinal saudável. Consulte um nutricionista e se informe sobre o consumo de probióticos, as “bactérias boas” que auxiliam o trânsito intestinal, aumentam a imunidade, previnem alergias entre outras funções.

Clarisse Corbelini

Nutricionista

CRN10 2580

Já pensou em poder ligar para a nutricionista Clarisse e receber ligações para tirar suas dúvidas e fazer acompanhamento da sua saúde e do seu bebê? É possível! Conheça o Alô Mamãe, cadastre-se.

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante e seu bebê. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Parceria MamãeBox & Alô Mamãe


Deixe seu comentário