Despertares Noturnos dos Bebês

O sono dos bebês  muitas vezes é um tema  de noites em claro para muitas mamães de primeira viagem .

Os despertares noturnos acontecem por vários motivos , desde a falta de rotina , fome , frio / calor , dentição , doença , cólicas , refluxo , associação negativa seja pela necessidade de dormir sendo amamentado através do aleitamento materno ou mamadeira, sendo ninado ou até acostumado a dormir no colo .

Abaixo alguns exemplos de despertares noturnos e dicas para que você pode melhorar  o sono do seu bebê .

  • Despertar sempre no mesmo horário : ocorreu uma associação negativa , em algum momento os pais intercederam no momento onde o bebê fazia uma transição de ciclo de sono , e ao invés de ajudar o bebê a voltar a dormir , eles o despertaram devido ao resmungo e assim o bebê não consegue voltar a dormir sozinho pois precisa da ajuda externa.

Dica : espere uns minutos antes de interceder  ao primeiro ruído do bebê para que você dê oportunidade para ele se autoconfortar e voltar a dormir sozinho.

  • Despertar por Fome :  os bebês recém nascidos em geral se alimentam a cada duas horas , por isso nos primeiros meses de vida o despertar noturno será por fome , o seu bebê poderá ter pelo menos um despertar noturno até os 6meses para se alimentar durante a noite .

Dica : Observe os intervalos de mamadas , verifique a sua produção de leite , e na dúvida consulte o seu pediatra.

  • Despertar por não conseguir adormecer sozinho : se o bebê adormece com alguma espécie de “muleta” , como por exemplo sendo ninado, tomando mamadeira , aleitamento materno , cafuné ou no colo dos pais , quando ele despertar durante a madrugada ele precisará desta mesma “muleta” para voltar a adormecer , porque ele não consegue se auto-confortar sozinho e voltar a dormir.

Dica :  organize a rotina do bebê para identificar os sinais de sono e prazo de validade do bebê (o tempo que ele fica bem disposto acordado) , crie um ritual de sono adequado , gradualmente diminua as “muletas” do bebê , isto é , ninar pausadamente e diminuir o tempo , evitar que o bebê adormeça mamando , deixando cada vez mais acordado para a mamada , ficar menos tempo no colo diminuindo esse período conforme a rotina seja consolidada.

  • Despertar devido a temperatura ambiente : verifique se o quarto do bebê está frio ou quente , pois sim isso atrapalha e muito o sono do bebê .

Dica : frio ou calor , sempre climatizar o ambiente antes de colocar o bebê para dormir , para verificar se a temperatura está adequada com a estação do ano .

  • Despertar por dor : cólica , dentição , refluxo , bumbum assado , indigestão por introdução de sólidos , são fatores que contribuem para o despertar noturno.

Dica : observar os sintomas e movimentos corporais do bebê que sinalizem incomodo por dor e sempre consultar o seu pediatra

  • Despertar por falta de rotina : uma rotina inconsistente contribui para o despertar noturno, pois o bebê não descansa adequadamente ao longo do dia .

Dica : organizar e manter uma rotina estruturada dentro da faixa etária , ajudará o bebê a descansar e desta forma ter uma noite de sono tranquila

Gostaram das dicas? Nós amamos! Deixe seus comentários e perguntas sobre o sono do bebê, o despertar que vamos responder! 🙂

Mommy in Bloom

ass_email

 

 

 

 

 


Deixe seu comentário