Como aliviar as náuseas e vômitos: dicas para a gestante

As náuseas e vômitos são situações mais comuns do início da gravidez, principalmente no primeiro trimestre, e ocorrem devido às mudanças hormonais.

Mas é um quadro limitado e a tendência é desaparecer até a 20° semana gestacional.

Para prevenir ou diminuir o desconforto causado por essas condições, veja abaixo as dicas da nutricionista Clarisse Corbelini, do Serviço Alô Mamãe:
  • Faça refeições pequenas e frequentes, pois são mais bem toleradas;
  • Evite permanecer longos períodos em jejum;
  • Evite comidas gordurosas, preparações muito quentes e muito temperadas, assim como alimentos muito doces;
  • Os líquidos são mais bem tolerados entre as refeições do que quando acompanhados com as refeições;
  • Torradas e biscoitos salgados integrais ajudam a evitar náuseas;
  • A suplementação de vitamina B6 auxilia bastante (consulte um nutricionista para uma suplementação adequada e personalizada)
  • Gelo e picolés de frutas cítricas (feitos em casa) ajudam a reduzir os enjoos;
  • Chá de gengibre – Como o gengibre é uma raiz os seus compostos bioativos são melhores extraídos com a decocção, que nada mais é do que ferver em água por alguns minutos. Então veja como fazer a correta decocção do gengibre:

Decocção de Gengibre:

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de gengibre ralado ou em lascas. Depois é só ferver, por 10 minutos, o gengibre ralado/lascas em 300 ml de água.

Você pode tomar sempre que sentir náuseas e enjoos. É possível também fazer em maior quantidade e deixar em geladeira, só não vale aquecer novamente, pois as suas propriedades são perdidas com o reaquecimento.

Agora que você já sabe como fazer o chá de gengibre, pode colocar em prática uma receita de picolé super deliciosa, saudável e fácil de fazer que auxilia nos desconfortos causados pelos enjoos comuns desse período gestacional:

Picolé Funcional de Melancia com gengibre

Ingredientes

1 fatia grande de melancia com sementes

100 ml de água de coco

100 ml de chá de gengibre

Suco de 2 limões

3 colheres de chá de mel ou açúcar de coco

Modo de preparo

Fazer a decocção de gengibre, coar e deixar esfriar.  Juntar aos demais ingredientes e bater todos no liquidificador. Coar e despejar o suco em forminhas. Levar para o congelador. Espere congelar um pouco para espetar os palitos.

Clarisse Corbelini

Nutricionista

CRN10 2580

Quer receber ligações da nutricionista Clarisse ou ligar para ela sempre que tiver alguma dúvida e precisar de orientações?

Assine já o Alô mamãe!

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante e seu bebê. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Parceria MamãeBox & Alô Mamãe

Siga também o instagram @mamaebox www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário