DOULAS e o trabalho de parto

O trabalho de parto é um momento demasiado delicado e por diversas vezes até estressante. Muitas mulheres não são bem informadas quanto ao que ocorrerá da porta de admissão da maternidade para dentro, e todo esse evento desconhecido pode acabar gerando um certa tensão.

 Há anos atrás, antes do parto ser comumente realizado em ambiente hospitalar, a mulher paria em casa e era acompanhada pelas mulheres experientes de seu convívio próximo, como mãe, tias, avós e a parteira. Todo esse suporte gerava mais confiança, e o trabalho de parto era conduzido sem a necessidade de fatores externos (como medicamentos, fórceps, cesárea).

A palavra “doula” tem sua origem grega e significa “mulher que serve”. Atualmente a doula desempenha o papel de acompanhar a mulher antes, durante e após o parto. Seu papel é basicamente atuar como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os procedimentos que são realizados, ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis durante o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.

Apesar de acompanhar o trabalho de parto, a doula não substitui o acompanhante. Este deve ser da escolha da parturiente, sendo uma pessoa de confiança e que ajudará a trazer tranquilidade à esse momento. A doula irá auxiliar o acompanhante, orientando massagens e outras medidas não farmacologicas para o alivio da dor que poderá ser utilizado no momento de trabalho de parto.

“Mesmo com todo apoio, a doula também não substitui a equipe médica em nenhum momento. Seu papel é basicamente auxiliar para que a mulher tenha um trabalho de parto mais tranquilo, porém nenhum procedimento médico ou de enfermagem pode ser realizado pela mesma” (Fonte: http://www.doulas.com.br/).

Letícia Silva

Enfermeira Obstetra

COREN: 408.652

 

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário