Ensaios em família, por Amanda Costa

Um pouquinho de direção de ensaios de família para os pais (ou “Como fotografar melhor seus filhos!”)

Fotografar de forma carinhosa e espontânea as brincadeiras, momentos fofos e engraçados das crianças: quem não quer ter fotos assim para recordar a infância dos filhos? Além de um registro mais especial, capturado por um fotógrafo profissional, os pais podem ter em casa câmeras semi-profissionais, que trabalham muito bem em modo automático e podem gerar lindos registros do seu cotidiano.  Mas como fotografar seu bebê ou criança, sem que ela se irrite ou não queira ser fotografada? Aqui estão algumas dicas, baseadas na direção de ensaios fotográficos de crianças e famílias, para os pais que amam fotografar seus filhos (e quem não ama?!)!

Em alguns ensaios, os pais iniciam a sessão de fotos dizendo  “meu filho não gosta de ser fotografado, meus filhos não gostam de fotos”. A dica é muito simples: sempre capturar momentos espontâneos da criança – evitem poses! Vejam só, pedir para a criança fazer pose para a câmera normalmente gera fotos forçadas e tira a concentração da criança daquilo que ela faz tão bem: brincar! Deixe-o fazer bagunça! E é no registro da brincadeira dela que você capta os melhores olhares, as gargalhadas mais gostosas, o movimento do pulo e da corrida. Além disso, crianças costumam ser resistentes a alguns comandos dos pais e dos fotógrafos; por isso, a melhor forma de fotografá-las é seguir a brincadeira delas, de forma que se sintam seguras da situação e possam se abrir para as fotos. Seu filho adora correr? Corra atrás dele com a câmera. Adora desenho animado? Não o incomode – tire fotos dele super curioso e concentrado, olhando para a TV ou para a tela do computador. Ele adora piscina? Que tal comprar uma câmera à prova d´água e fazer muitas fotos brincando com ele?

Isso me leva à próxima dica: brinque com ele e fotografe esse momento! Invista em tripé e disparador remoto para sua câmera, posicione-a adequadamente e vá brincar com seus filhos. Vale tudo: cócegas, brincar de casinha, montar cabana na sala, apertar bastante… e click! Experimente bastante: fazer auto-retrato nem sempre é fácil, mas você não perde nada em treinar essas fotos divertidíssimas. Além disso, experimente pensar em fotos mais criativas, que envolvam as brincadeiras favoritas dos seus filhos.

Por exemplo, se sua filha ama as princesas da Disney, porque não pensar em fotos dela com vários vestidos da Cinderela, da Bela Adormecida, da Pequena Sereia…?

Por fim, tenha a sua câmera à disposição. Deixe-a com pilhas e cartão de memória sempre carregados, em um lugar de fácil acesso. A câmera vai até criar o hábito de fotografar com frequência seu dia-a-dia. A última dica? Não deixe de fotografar o crescimento dos seus filhos.

Lá na frente eles vão agradecer você por registrar o início da história deles. 🙂

Parceria Clube MamãeBox e Amanda Costa Fotografia

{wedding + lifestyle photography}

Acesse: www.amandacosta.com


Deixe seu comentário