Ensaios Fotográficos com Recém-nascidos, por Amanda Costa

A chegada de um bebê à família pode aflorar ou aumentar o amor pela fotografia em uma mãe ou um pai. A vontade de ter registrados todos os momentos daquele pequeno ser que chega aos seus braços é mais do que natural – é lírica! Essa intenção começa com a vontade de registrar o parto do bebê, sua vinda ao mundo e o desejo de ter fotos dele recém-nascido, as chamadas (e famosas) fotos newborn. É sobre essa especialização na fotografia que eu vou escrever nesse nosso post de boas-vindas. 🙂

As fotos do bebê recém-nascido são preciosas! Registram o tamaninho daquele príncipe que tomou seu coração de assalto, suas mãozinhas em comparação com as suas, as dobrinhas daquela pele macia, que tem aquele cheirinho de bebê que faz você suspirar, a boca vermelhinha, os poucos (ou muitos!) fios de cabelo que nasceram com ele… Todas as sensações que esse parágrafo despertou em você justificam e tornam ainda mais especial a realização desse ensaio!

O ensaio de recém-nascido pode ser mais ou menos produzido. Debates mais profundos à parte, o ensaio newborn pode ter fotos com poses mais específicas do neném, cuidadosamente colocado em determinadas posturas que ressaltem aqueles pequenos detalhes na criança que a gente tanto ama. Os fotógrafos lançam mão dos chamados props, acessórios que compõem a produção do ensaio: caixas, cestos, mantas, touquinhas, etc.

Os ensaios newborn no estilo lifestyle propõem, em resumo, um conceito mais espontâneo do resultado do ensaio. O uso de poses específicas se mistura a poses mais naturais do recém-nascido, o uso de props diminui e se substitui a elementos do ambiente do lar dos clientes, lugar mais comum desses ensaios. Óbvio que não se pode generalizar, mas ensaios em casa costumam trazer mais conforto aos clientes, especialmente às mamães e papais que ficam preocupados em sair com o pequenino. A fotografia lifestyle ainda traz mais composições com os pais, registrando o carinho entre os membros da família, porque preza pelo registro das emoções e relações do seu cotidiano – agora muito mais lindo pelo nascimento que ocorreu!

Qual o estilo que eu prefiro? Gosto de fotografar no estilo newborn lifestyle, porque me passa a sensação de um ensaio mais emocional, íntimo e menos estático. Claro que isso é a minha opinião. Os dois estilos são belíssimos e você conta com excelentes profissionais no Brasil para fotografar seu bebê nos dois conceitos. Apenas se certifique que os profissionais possuem treinamento específico para ensaios de recém-nascido e se adotam cuidados para a segurança do bebê durante a sessão de fotos. Como você, seu fotógrafo também precisa se cercar de cuidados para receber em seus braços seus filhos. 🙂

Parceria Clube MamãeBox e Amanda Costa Fotografia

{wedding + lifestyle photography}

Acesse: www.amandacosta.com


Deixe seu comentário