Histórias infantis inspiram e ajudam os pais a proteger seus filhos

As histórias infantis ajudam e ensinam pais a proteger seus filhos. Ler é aprender e com as histórias infantis o objetivo é o mesmo.

Quer uma prova disso? Confira aqui como se inspirar em histórias infantis para proteger seus filhos e ensiná-los a se proteger!

Não é preciso ser um especialista para saber que as histórias infantis têm muito a ensinar. É claro que não são todos os contos, mas muitos dos mais conhecidos podem nos ajudar a proteger nossos filhos.

Por meio de histórias que atravessaram gerações, como a do Chapeuzinho Vermelho, é possível ensinar formas de se proteger às crianças. Confira aqui uma lista e conheça seus benefícios!

O que as histórias infantis têm a ensinar?

As histórias infantis podem ajudar muito aos pais que querem ensinar formas de proteção e elas podem ser em forma de desenhos animados ou leitura. Além disso, muitos contos ajudam as crianças se relacionar, respeitar o espaço do outro, entre outros benefícios.

Os filhos podem criar empatia por meio de histórias contadas pelos pais antes de dormir. Segundo relatos de psicólogos, esse relacionamento antes de dormir, contribui para que a criança desenvolva empatia. Esta, por sua vez, nada mais é uma conexão com o outro.

Aquelas crianças que não possuem relacionamentos afetivos com os pais, têm maiores chances de serem histéricas, egoístas ou fazem de tudo para ser o centro da atenção das pessoas (na rua ou na escola).

Sem contar que, por meio da leitura, é possível identificar quando uma criança não tem medo do desconhecido. Por mais que a leitura pareça superficial, é possível que os pais consigam identificar esse aspecto.

Motive o seu filho a adquirir o hábito de ler e, sucessivamente, de ouvir. Para isso, conte com boas leituras tanto antes de dormir como também ao longo do seu dia.

Entenda que a leitura traz um relaxamento e uma aproximação maior entre pais e filhos. Fora que contribui com a aprendizagem das crianças em diferentes aspectos. Confira alguns!

Histórias infantis com base em relacionamentos:

Aqui vamos citar algumas histórias que você pode estar colocando no dia a dia com seu filho sobre: segurança, confiar nas pessoas e fugir de situações perigosas. É importante saber que estas histórias não precisam ser seguidas apenas pelos pais.

Tanto que muitos professores têm usado dos mais variados títulos para contribuir com a educação e proteção das crianças.

Veja aqui alguns exemplos de histórias e o que elas podem agregar!

1. Os três porquinhos

Mostra como que uma vida, ou uma casa, pode vir a ser destruída pelos outros se não houver um plantio correto ou uma construção bem feita. De forma lúdica, a criança aprende sobre a importância de trabalhar para obter sucesso. Os pais podem aproveitar essa leitura para enfatizar que nem tudo é diversão.

Cada um de nós precisa se esforçar, mesmo que não seja a coisa mais legal do mundo, mas que no futuro, darão frutos excelentes. Além disso, a história mostra que, mesmo que outros lhe façam mal, não é preciso usar de violência para resolver o problema. Assim como os três porquinhos, é preciso trabalhar, ser honesto, usar a inteligência para resolver situações embaraçosas e ser sempre bondoso.

2. Chapeuzinho Vermelho

A famosa história da Chapeuzinho Vermelho traz muitas lições para as crianças. Ao chegar à casa de sua avó, por exemplo, ela tem a percepção de que aquela não é sua avó, mas sim um lobo malvado. Nesse momento, sua reação é questionar algumas características. Isso mostra às crianças, como elas devem estar atentas a pessoas estranhas.

Do início ao fim da história, além da mesma ser chamativa às crianças, outros pontos importantes que a história ensina são: não confiar em estranhos (quando o lobo-mau convence a menina a seguir por outro caminho), não compartilhar informações pessoais (quando a menina informa para onde vai e o que iria fazer) e a obedecer aos pais (a mãe pediu para que a menina não desviasse do caminho).

3. O menino e o lobo

Ensina muito sobre responsabilidade e seus deveres. A criança pode não entender de imediato que um dia será responsável por outro, mas isso já está sim sendo plantado e quando chegar na fase adolescência/juventude, algumas brigas podem ser evitadas porque você, papai e mamãe, leu essa história antes de dormir para o seu filho.

4. O leão e o rato

O leão poderia ter matado o rato e saciado a sua fome. Porém, o simples fato de esse rato persuadir e ganhar a confiança fez com que este leão fosse salvo de uma situação tão pior quanto a morte, a de ser aprisionado por outros. Quando se ensina à criança a confiar em outra pessoa, sempre haverá uma contribuição imediata ou futura dentro ou fora desse relacionamento.

As crianças se tornam aquilo que é estimulado nelas e por meio das pessoas com que elas relacionam. Assim como nós adultos, se escolhemos relacionamentos saudáveis, transmitiremos saúde emocional equilibrada.

Mas se fazemos escolhas erradas, os filhos aprendem a fazer escolhas erradas também. A leitura diária contribui muito com a educação da criança em vários aspectos, como você pode ver aqui.

Com apenas alguns minutos de leitura por dia, você pode ajudar a proteger seus filhos. Basta investir nas histórias infantis certas, antes de dar o seu “boa noite, meu filho”!

Você já está acompanhando MamãeBox no Facebook? https://www.facebook.com/mamaebox/

Acompanhe também no www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário