Leitura para crianças: entenda os benefícios, por que ler para seu filho?

Leitura para crianças, vemos muitas campanhas, sobre o incentivo à leitura, sendo muito difundido no País, mas ainda mais importante do que ler para seu filho é saber os reais motivos pelos quais deve fazê-lo.

      Claro que alguns motivos para a leitura para crianças são óbvios e dizem respeito à sua aprendizagem, mas se você tem consciência de alguns benefícios deste tipo de atividade, consegue priorizar e melhorar a qualidade de leitura em sua família.

       Veja a seguir alguns benefícios da leitura em voz alta para seu filho:

PROSÓDIA: diz respeito ao ritmo e entonação da leitura. As crianças gostam de repetir suas histórias favoritas e muitas delas têm diálogos, por exemplo. Se você ler mudando a voz, entonando perguntas, dando expressões de espanto, surpresa, tristeza, alegria e outras entonações de emoção ao texto, consegue formar bases importantes para o desenvolvimento da interpretação pela criança.  

VOCABULÁRIO: a leitura amplia o vocabulário de seu filho. Ele aprende palavras novas, explora novos contextos e mesmo sem perceber, ainda antes de algo mais formal, percebe palavras sinônimas, por exemplo. O aumento do vocabulário tem uma influência direta na aprendizagem.

PENSAMENTO: a habilidade de ouvir histórias ajuda a formar estruturas de pensamento que ajudam a criança a desenvolver estratégias como antecipação e inferência. Tais estratégias têm influência direta no desenvolvimento do pensamento para a leitura e para outras situações, tanto cotidianas quanto acadêmicas.

LAÇOS AFETIVOS: a leitura dos pais para os filhos ajuda a estreitar laços afetivos, e a aprendizagem emocional é forte nesta situação. Até mesmo interpretação de expressões faciais entram como aumento deste elo tão importante para a autoestima dos pequenos.

        Além de ler para a criança é importante também dar o exemplo, sendo leitor. Você ainda pode estimular esta habilidade chamando a atenção para cartazes, outdoors, escritos cotidianos. Demonstre quando lê uma bula, uma receita, uma notícia. É essencial que a criança perceba que você extrai das letras as informações.

        O amor pela leitura é algo que deve ser cativado desde cedo e os pais têm influência direta nesta relação de aprendizagem.

* Designer de atividades pedagógicas, Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.

Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário