Maternidade in Box – Por que comer frutas e verduras

Tenho um amigo que sempre que se despedia de mim e dizia “ e não se esqueça, coma frutas e verduras”. Sou uma pessoa com péssimos hábitos alimentares, confesso. Detesto tudo que é verde (menos ervilha). Plantas nem pensar.  Alface, só no meio do xis.

E por aí já deu para saber que adoro tudo que não pode. Batata frita é um orgasmo.  Qualquer coisa que seja frita e com queijo então… nossa! Da água na boca só de pensar.

Porém durante toda a gestação eu cuidei muito da alimentação. Claro que dei as minhas escapadinhas (sou um ser humano de carne e osso), mas fiz todo o sacrifício para comer muitas frutas e verduras. A importância disso é que passamos por um período onde nosso corpo está em constante mudança e necessitando demais de nutrientes para repassar ao bebê.  Tudo que comemos é absorvido de forma muito mais rápida. As reservas que temos no organismo são sugadas para a formação do feto. Então o que a gente como é o que irá repor essas reservas.

Durante a gravidez o ideal é comer sempre de tudo um pouco.  Variar as frutas e verduras, as carnes, os legumes e ter um prato lindo e colorido. Comer em doses pequenas e mais vezes ao dia também é super importante. Além de ingerir bastante líquidos (água, sucos e chás sem cafeína).

Em determinados períodos pode ser recomendado que você não coma determinadas coisas. E ai, uma dica bem legal é procurar uma nutricionista.  Só um profissional poderá elaborar um cardápio adequado a gestação, incluindo todas as vitaminas e sais minerais adequados e retirando tudo aquilo que não é necessário ou pode fazer mal ao desenvolvimento do bebê. E de quebra ainda ajuda a você manter a forma mesmo com o barrigão!

Então não se descuide. Seu corpo e seu filhote merecem esse cuidado especial. Deixe os excessos de lado durante esses nove meses e concentre-se em uma boa alimentação! E não se esqueça, coma frutas e verduras!

Luísa Aranha | Jornalista

www.mamaeneura.com


Deixe seu comentário