Maternidade in Box -Vai virar moda: Exame de Sexagem Fetal

Ainda não virou moda mais vai virar, podem apostar. O exame de sexagem fetal da 99% de certeza sobre qual o sexo do bebê com apenas 8 semanas de gestação e tirando apenas umas gotinhas de sangue da gestante. Tem tudo para emplacar aqui no Brasil, onde a nossa curiosidade é mega e desde os primeiros dias as gestantes já ficam ansiosas para saber o que será o seu filhote.

Por que então ele ainda não emplacou e virou exame de rotina quando se descobre a gravidez?  A resposta é bem simples: O precinho! Esse exame que está começando a se  espalhar pelos nossos laboratórios, custa na média de R$ 250,00 a R$ 600,00. E os planos de saúde não cobrem. E, provavelmente nem venham a cobrir, afinal não é um exame essencial.

O exame é feito a partir da identificação do cromossomo Y no sangue da mulher. A presença desse cromossomo indica se o bebê é menino e a ausência indica que é menina. Vocês sabem que as meninas são XX e os meninos XY. Só que nós mamães, só produzimos filhotes femininos. E, mesmo assim, por séculos as mulheres foram condenadas por não dar filhos machos aos seus maridos. O que é geneticamente impossível culpar a mulher por isso, já que ela só carrega o x. Ou seja, quem decide o segue do herdeiro, definitivamente é o homem.

Voltando ao exame de sexagem fetal os laboratórios tem pedido um prazo de 10 dias úteis para a entrega do resultado. Isso porque o exame é complexo para isolar o cromossomo. Quanto mais tempo de gestação, mais aumenta a chance de acerto.

Já pensou?! Normalmente descobrimos a gravidez com seis semanas e duas semanas depois já podemos saber o sexo do baby?! Seria um luxo, já sair comprando e planejando tudo, ao invés de esperar até 18 semana. São quase 3 meses a menos!

E você tem alguma dúvida que vai virar moda?!

Por Jornalista Luísa Aranha, Parceria Clube MamãeBox e Blog Mamãe Neura


Deixe seu comentário