O futuro está em suas mãos

Quando pensamos em educação, logo nos vem a cabeça coisas básicas como por favor, obrigada, com licença e por aí vai!!! Estamos numa luta diária para passarmos aos nossos filhos valores reais e que realmente servirão para transformá-los em cidadãos no futuro, que podem e vão tornar o mundo em que viverão, melhor!!!

Entram aí os nossos valores. Os que queremos transmitir aos nossos filhos. Se queremos que eles acreditem que é possível viver em uma sociedade melhor, mais justa, mais harmônica, democrática, mais humana, temos que acreditar que, em muitos e muitos outros lares, outros pais se angustiam como nós; que, em muitos lugares do Brasil, outros brasileiros, honestos como nós, lutam para mudar o quadro que vemos aí instalado, cada um do seu modo, cada um do jeito que pode ou pensa  ser melhor.

Três regras básicas para se conseguir uma educação saudável:

a) Aprender a dizer não, para que a criança aprenda limites e outras regras sociais de convivência
b) Dar autonomia, de maneira que a criança aprenda a fazer suas próprias escolhas e serem responsáveis pelas consequências delas
c) Não se esquecer de elogiar, pois quando a criança sabe quais são suas qualidades – e defeitos-, sua autoestima é fortalecida.

Estimule seu filho. Ensine a cidadania. Ensine e acredite que ele vai aprender, absorver e transmitir essa educação.

O futuro em nossas maos

Com atitudes simples no dia a dia podemos passar o que é correto para nossos filhos.

  • Ensine-os a cumprimentar as pessoas com bom dia, boa tarde, boa noite…
  • Com licença, por favor e obrigada são palavras que nunca sairão de moda;
  • Emprestar e dividir os brinquedos com os irmãos e com os amigos é uma forma de aprender a conviver em sociedade;
  • Respeitar os mais velhos;
  • Escute os seus filhos e não os interrompa quando estiverem falando. Assim, quando você estiver conversando, também não será interrompida.

Analise o que acha essencial transmitir ao seu filho, e o faça. Acredite em você como mãe, como pai, como educadora. Acredite na sua força e principalmente na responsabilidade que a maternidade trás.

O que realmente envolve a maternidade? Qual a nossa maior obrigação, como pais, se não transmitirmos aos nossos filhos os valores que realmente importarão e que os seguirão por toda a vida. Isso vem de dentro de casa, de exemplos, de palavras, de atitudes. Somos os maiores exemplos para nossos filhos, somos seus espelhos.

Daniela Monreal

http://blog.surpresasdavida.com.br/

Daniela Monreal


Deixe seu comentário