O sono do bebê: dormindo com os Anjos

Como fazer o bebê dormir com os Anjos?

Quando o bebê finalmente chega é uma delícia e os pais ficam encantados com aquele docinho que dorme por quase 16 horas.

Mas o idílio dura pouco e logo chegam as infinitas noites insones, atendendo aos choros sem resposta ou motivo aparente.

Além do próprio bebê, a pergunta que tira o sono dos pais é:
Como fazer o bebê dormir e tirar sonecas prolongadas?

Em geral, recém-nascidos precisam comer a cada duas horas, por isso dormir a noite toda, nos primeiros meses, está fora de cogitação.

No entanto, o que está ao alcance dos pais nessa fase é ajudá-los a adquirir hábitos saudáveis de sono.
Aprender a dormir é algo a ser ensinado ao bebê, da mesma forma como mamar, comer sólidos, andar ou falar.
Isso porque o ciclo médio de sono do bebê dura 45 minutos e, quando acorda, ao contrário de um adulto – que consegue voltar a dormir – precisa de uma ajudinha para pegar no sono.

Em primeiro lugar é fundamental ensinar ao bebê a diferenciar o dia da noite. Após 9 meses no útero, ele não reconhece um ciclo de 24 horas ou ritmo circadiano, o que torna seu padrão de sono bem irregular nas primeiras semanas.
Portanto, durante o dia é importante brincar, conversar e cantar para ele, assim como manter a casa bem iluminada com luz ambiente e não eliminar ruídos (deixar rádio, televisão ou máquina de lavar ligados, por exemplo).
Já à noite, o ambiente deve ser mais tranquilo, com luzes e ruído mais baixos. Os pais devem procurar não falar muito ou interagir com o bebê e criar uma rotina para a hora de dormir.

Dicas para um sono saudável:

• Aprender a identificar os sinais de sono do seu bebê
• Ensina-lo a diferença entre dia e noite
• Colocá-lo no berço quando ele estiver sonolento, não dormindo
• Envolvê-lo em um cueiro ou manta de algodão, imitando o útero, para que ele se sinta confortável, seguro e protegido
• Preparar um ambiente agradável para dormir
• Estabelecer uma rotina diária
• Criar uma rotina para a hora de dormir

Patrícia Tsukada é mãe, Baby Planner e Consultora do Sono da Gestante e do Bebê, e fundadora da Mommy in Bloom Baby Planning.


Deixe seu comentário