O Valor da Reciclagem e o cuidado com o meio ambiente.

O valor da reciclagem e o cuidado com o meio ambiente deve começar bem cedo e dentro de casa. Depois a criança pode aprender mais detalhes de reciclagem e da reutilização de materiais na escola. É necessário explicar bem direitinho às crianças porque temos que reciclar. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

Gosto muito de brincar com meus filhos com “material de sucata” que é como costumamos chamar os materiais recicláveis. Utilizamos garrafas pet, bandeja de ovos, potes de iogurte, caixas de sapato, rolinhos de papel higiênico, caixas de papelão.

Dessa maneira a brincadeira ganha novas cores, formas e valores. Pois, as crianças vão estar construindo seus próprios brinquedos, isso tem um importância muito grande para a construção da personalidade da criança, porque assim ela vai estar valorizando muito mais esse brinquedo construído por ela, do que um comprado numa loja.

Com as crianças maiores podemos ensinar também a importância de preservar o meio ambiente e também o porquê da reciclagem. Devemos explicar à eles que podemos reaproveitar o “lixo” de diversas maneiras e uma dela é construindo brinquedos, mas que também existem outras formas de reciclagem.

Enfim, esse também é um momento de passarmos um tempo construtivo com nossos filhos, é um momento de brincar ensinando. Acredite, eles vão amar essa brincadeira!!

Colaboração:

Melissa Mangueira

@educadicas

[email protected]

Fonte da imagem: revista pais & filhos

Siga @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário