Os primeiros dias com o bebê são preciosos

Os primeiros dias com o bebê, chegar em casa com o “pacotinho” é um misto de emoções e sentimentos, não é mesmo? Hoje vamos falar sobre os primeiros dias com o bebê que são super preciosos!

Post por: Just Real Moms

Oi meninas! Como sabemos que temos muitas mamães de primeira viagem aqui acompanhando nosso conteúdo, trouxemos um post sobre os primeiros dias com o bebê para ajudar nesse comecinho!

Os desafios são inúmeros, com o nascimento do bebê, nasce a mãe em nós…e estamos todas aprendendo. Afinal, ninguém nasce sabendo ser mãe e ainda vemos que cada bebê traz uma dinâmica diferente!

Vejam abaixo várias dicas e informações preciosas!


Felicidade, medo, euforia, tristeza, tudo ao mesmo tempo. Temos dúvidas, inseguranças, incertezas… Muitas dessas dúvidas se perguntadas para três profissionais diferentes, terão três respostas diferentes.

E algumas não podem ser respondidas, ou porque não existem respostas certas ou porque não se tem certeza. Afinal, cada bebê é único e as coisas podem ser tão diferentes com a mesma mulher e outro bebê.

Se tem uma coisa que valorizo demais nesse período é o instinto maternal. Algumas vezes não responder e auxiliar a mulher a encontrar a sua resposta, faz toda a diferença.

Percebemos, dia após dia, que nossa vida previsível e controlada, com respostas em um clique na palma da mão…não funciona na maternidade!

A amamentação começa nos colocando neste lugar de certezas incertas. Escrevi umas semanas atrás sobre o que você deveria aprender para amamentar com tranquilidade.

Qual volume, qual frequência, por quanto tempo, acordo ou não o bebê, dou um seio ou os dois, como saber se o bebê terminou de mamar? Ufa!

Quando se chega em casa o padrão de mamadas costuma ser diferente do hospital, pois além de termos um bebê mais ativo a cada dia, acontece a APOJADURA – que é a descida do leite.

Não que colostro não seja leite, ou “só colostro” como dizem por aí. Mas é na descida do leite que pode ocorrer uma desproporção entre o volume produzido e o volume que o bebê ingere, deixando as mamas muito cheias, desconfortáveis ou até mesmo empedradas.

Neste momento é muito importante massagear e retirar um pouco do leite, para que as mamas fiquem macias facilitando que o bebê abocanhe corretamente, evitando lesões nos mamilos.

A amamentação não deve doer! Tenha em mente que se doer há algo errado, não persista com a ideia errada de “calejar” os mamilos!

Mamíferos nascem pré-programados para procurar o seio da mãe, e em situações em que haja alguma dificuldade, o contato pele a pele tem ótimos resultados.

Tire blusa, sutiã, e também a roupa do bebê deixando-o apenas de fralda, coloque um cobertor por cima, se necessário.

A pele é o maior órgão que temos, o mais sensitivo e nosso primeiro meio de comunicação com o mundo. Esse contato junto com o cheiro e a voz da mãe, colocam os instintos a flor da pele e acentuam o reflexo de sucção.

Espere que nestes primeiros dias você tenha um bebê “plugado” ao seio, pois esta é a maneira dele se sentir seguro, acolhido e confortável.

E ainda, o seu pequeno estômago tem capacidade de 5 a 10ml no primeiro dia (colostro é suficiente, a natureza é perfeita!), 30ml no terceiro dia, 45ml no fim da primeira semana chegando gradativamente a 90-120ml no final do primeiro mês.

Por isso, mamadas pequenas e frequentes são comuns e esperadas.

Urina e fezes nas fraldas são sinais de boas mamadas!

Espera-se xixi em todas as trocas, e uma evolução do cocô a cada dia, ou seja: no primeiro dia um cocô preto, no segundo dia um cocô verde escuro, no terceiro dia três cocôs verdes claro, no quarto dia 4 cocôs mostarda, o que deve perdurar no primeiro mês.

O choro pode ser por diversos motivos e não deve ser visto sempre como fome, mas na dúvida volte para o seio, pois mal não irá fazer, e assim vamos seguindo em livre demanda…

Fonte do Conteúdo Original: Just Real Moms

Crédito: RODNAE Productions

Siga @mamaebox no www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Assine 30 dias grátis!


Deixe seu comentário