Correntes educacionais: para cada fase, uma atividade diferente

Você decidiu deixar seu filhinho na escolinha, já passou aquele baque inicial, agora é hora de observar as atividades que são ministradas em sala de aula; e para cada idade existe um tipo diferente de atividade, conforme as correntes educacionais.

No minimaternal  por exemplo ( de 2 a 3 anos )  são comuns atividades  como rodas de música e conversa, canto, dança, história contadas e dramatizadas.

No Maternal ( de 3 a 4 anos )  os alunos  já  reconhecem algumas letras e números, entrando assim no mundo da alfabetização. ( Conheça a coleção de livrinhos Bebemais  ).

COLEÇÃO LIVRINHOS E DVDS BEBÊ MAIS

Os kits da Bebê Mais reúnem seis volumes de livros e DVDs infantis com os temas – Bichos, Casa, Cores, Formas, Números e Vogais.

livros bebê mais

No Jardim  ( 4 a 5 anos ) , ocorre a exploração da coordenação motora fina, com materiais como massinha de modelar, perfurações de papéis, entre outros;  e a coordenação motora ampla, como o reconhecimento e a descoberta do próprio corpo, correndo, pulando, dançando etc.

No Pré ( 5 a 6 anos ) a criança precisa identificar grafar e nomear as letras e os números apresentados.

 As principais correntes educacionais

Construtivista – Criada pelo suiço Jean Piaget, tem no estudante o protagonista do aprendizado e no professor, o mediador do processo.

Montessoriana – Da médica italiana Maria Montessori  , fundamenta-se na estimulação por meio da manipulação de objetos. As crianças exploram o material didático e realizam as tarefas preestabelecidas pelos professores.

Waldor –  Desenvolvida pelo alemão Rudolf Steniner, dá igual importância as formaçoes éticas, estéticas e acadêmicas. O ensino teórico  é acompanhado pelo prático.l

Tradicional ( conteudista ) – O professor , que transmite o conhecimento é a figura central e a avaliação visa à quantificação  das informações absorvidas pelos alunos.

Não deixe de seguir e acompanhar também o @mamaebox no instagram www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário