PRÉ-ECLÂMPSIA na gestação: 3 dicas importantíssimas para evitá-la !

Pré-eclâmpsia ou Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) ocorre quando a gestante apresenta níveis pressóricos elevados (acima de 140/90mmHg) em qualquer momento após a 20° semana de gravidez, associado a um quadro de edema corporal e facial e perda de proteína pela urina (proteinúria).

Geralmente esse quadro tende a desaparecer após 12 semanas pós-parto.

Entretanto, negligenciar qualquer um desses sintomas pode desencadear complicações no parto, como é o caso da eclampsia, um quadro grave que pode acarretar sérios prejuízos para a mamãe e para o bebê.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 13,8% das mortes maternas no Brasil são causadas pela hipertensão, além de favorecer baixo peso para o bebê e partos prematuros.

Alguns fatores nutricionais auxiliam substancialmente no controle dos níveis de pressão arterial durante a gestação.

Confira abaixo como a nutrição pode ser de grande valia:

  • Manter níveis adequados de vitamina D (em torno de 40ng/mL ou mais) durante toda a gestação é essencial no auxílio do controle da pressão arterial. A recomendação é pegar sol em pelo menos 30% do corpo, sem proteção solar, por 15 a 20 minutos diariamente. Converse com seu obstetra sobre a dosagem dessa vitamina no sangue. Em alguns casos, a suplementação se faz necessária.
  • Consumir alimentos precursores de óxido nítrico, que melhoram a perfusão sanguínea, melhorando a entrega de nutrientes da placenta para o bebê como a beterraba, aipo, alface e espinafre.
  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e cálcio como folhas verde escuro (couve mineira, rúcula, agrião, espinafre), brócolis, avelãs, semente de gergelim, abóbora e girassol. A semente de gergelim deve ser triturada, pois o cálcio está dentro dela.

O acompanhamento por um nutricionista desde o início da gestação é essencial para auxiliar no tratamento e prevenção não só da pré-eclâmpsia como também de outras patologias associadas ao período gestacional.

Clarisse Corbelini

Nutricionista Funcional

CRN10 2580

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site:  http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário