Prevenção de acidentes – Criança sozinha no carro

Segundo dados do Ministério da Saúde os acidentes ou lesões não intencionais, representam a principal causa de morte de crianças de 01 a 14 anos no Brasil, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.

Estudos mostram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes de prevenção!

O carro pode ser um verdadeiro brinquedo a ser explorado pelas crianças, e o porta-malas o local perfeito para a brincadeira de esconde-esconde. A criança pode acabar ficando presa no veículo, correndo perigos sérios como asfixia, ou soltar o freio de mão e acabar sofrendo um sério acidente.

DICAS DO ALÔ MAMÃE – COMO PREVENIR:

  • Não deixe a criança sozinha dentro do carro, mesmo que com o vidro aberto
  • Sempre tranque as portas e o porta-malas do veículo. Mantenha as chaves e os controles automáticos do carro fora do alcance das crianças
  • Observe as crianças de perto, principalmente no momento de carregar e descarregar o veículo
  • Certifique-se que todas as crianças já estão acomodadas nos dispositivos de segurança (bebê conforto, cadeirinha), se o motor do carro já estiver em funcionamento.
  • Nunca deixe o carro sozinho com o motor ligado e as portas abertas, pois crianças podem entrar e destravar o veículo
  • Acione as travas resistentes a crianças e fique atento a elas
  • Evite mudar seu trajeto ou sua rotina, pois isso poderá levar você a esquecer seu bebê dentro do carro, principalmente se ele estiver dormindo, o que poderá ter consequências muito graves
  • Se uma criança desaparecer, procure no carro e no porta-malas imediatamente
  • Se você ver uma criança sozinha dentro de um carro, ligue imediatamente para o 190/192

Saiba mais:

Uma criança esquecida no carro com temperatura externa de 38° pode chegar a ficar exposta a uma temperatura de até 60° dentro do veículo!

Dra. Renata Zobaran

Diretora Médica

CRM: 15.002

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

 

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

 


Deixe seu comentário