Primeiro trimestre da gestação – Você e seu filho

A gestação é um período mágico para a gestante e todos os que a amam, e que participam de alguma forma de todas as experiências que somente uma mulher grávida pode viver!

Saiba um pouco mais sobre o que acontece com seu bebê e com você a cada mês, no primeiro trimestre da gestação.

1º (1-4 semanas): Seu bebê: As células do embrião começam a se multiplicar e surge a placenta. O primeiro órgão a ser formado é o coração, que já bate nesse primeiro mês. Inicia-se o desenvolvimento do sistema nervoso e o feto começa a responder a estímulos externos.

Seu corpo: As primeiras semanas são de preparação do útero para os próximos meses, como a formação da placenta. Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.

2º (5-8 semanas): Seu bebê: Ao final do segundo mês, o embrião já tem todos os tecidos formados. É possível ver os dedos e as orelhas e começa o desenvolvimento dentário. Os sistemas nervoso e cardiovascular já são funcionais, embora haja um esboço de todos os outros sistemas. No final do segundo mês de gestação o embrião completamente formado mede 3 cm, comparado ao tamanho de um apontador de lápis.

Seu corpo: Você pode sentir uma sensação de cansaço e náusea, assim como dor nos seios. Isso é causado pelos hormônios desse período. Algum ganho de peso é comum. Porém, também é comum você não ganhar, ou até perder peso. É uma consequência dos enjoos e por comer menos. 

3º (9-12 semanas): Seu bebê: A partir do terceiro mês, o feto possui aspecto humano reconhecível, porque as medidas vão ficando proporcionais. Os órgãos genitais começam a se formar, porém, pode ainda não ser possível identificar o sexo através do ultrassom neste momento. Alguns órgãos vitais como pulmão, cérebro, rins e fígado já estão funcionando. Ele já consegue reconhecer o som de sua respiração, os batimentos do seu coração e a sua voz. Converse com o seu bebê, cante, ouça músicas que lhe transmitam tranquilidade. Ele vai gostar!

Seu corpo: No fim do primeiro trimestre, o útero já pode ser sentido na sínfise púbica (onde começam os pelos pubianos).

Letícia Silva

Enfermeira Alô Mamãe

COREN: 408.652

Marilene P de Oliveira

Enfermeira Alô Mamãe

COREN: 426.231

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4

 


Deixe seu comentário