Retaguarda do Play em obras! O tabu das hemorroidas!

Tem assuntos que ainda parecem tabus, por mais naturais que eles  sejam e  corriqueiros na gravidez.  Parece que temos vergonha de falar sobre eles e até de contar ao médico obstetra (o que as vezes pode só pior a coisa).  Um desses assuntos é aquele que atinge a retaguarda do play! (Yes! Você pensou exatamente nisso, e é disso que vamos falar!)

Hemorroidas ou nódulos no reto (se você preferir um nome mais chic e que não da tanta vergonha) são veias do anus que incham e que podem ser muito dolorosas e podem sangrar. Elas costumam aparecer durante a gravidez e no pós parto ( e não interessa se for parto normal ou cesárea). E elas podem incomodar.

Se você sempre ouviu falar que só mulher que tem parto normal sofre desse mal, esqueça esse mito. Isso porque a constipação (super normal em que faz cesárea) também pode inchar as danadas das veias traseiras.

As causas mais comuns de hemorroidas são a força excessiva, força para evacuar, constipação, permanecer sentado por longos períodos (isso inclui ficar horas sentada no vazo sanitário para fugir da loucura de sua vida) e algumas doenças, como a cirrose hepática. No caso das mulheres gestantes e sua condição pós parto a causa mais comum é a posição que ficamos, a força e a constipação.

Você nem precisa de um médico para diagnosticar os nódulos no reto. Porque a gente sente que tem algo errado. Mas precisamos de um médico para indicar o melhor tratamento e por isso, é muito importante que você deixa a vergonha de lado. Fale sobre sua condição na consulta e peça um tratamento adequado, pois se não tratadas elas podem piorar e muito.

O tratamento, normalmente, é baseado em pomadas para aliviar a dor e desinchar as veias. Em casos mais drásticos é necessário cirurgia (e ai volto a dizer, deixe a vergonha de lado para não chegar nesse ponto).

Manter o local sempre limpo (de preferência lavar após a evacuação) e banhos de assento com água morna podem ajudar bastante. Evite pegar peso (ok! Sei que é impossível com um bebê recém nascido, mas são só alguns dias) e principalmente procure seu médico!

Ninguém quer ficar com a retaguarda do play em obras, certo?!

Luísa Aranha – Jornalista

 www.mamaeneura.com

 

hemorroidas2


Deixe seu comentário