Saiba tudo sobre o pré-natal odontológico

Quando uma mulher descobre que está grávida uma jornada começa, principalmente quando se trata de cuidados médicos, afinal, é preciso que tudo esteja em dia para que a saúde da mãe e do bebê estejam firmes.

Entretanto, algumas mamães esquecem que uma das consultas e acompanhamentos que são extremamente importantes é o pré-natal odontológico.

O procedimento de pré-natal odontológico é fundamental para que o bebê nasça com saúde e principalmente que a saúde bucal da mãe seja garantida.

Isso porque quando a mãe apresenta algum problema de saúde bucal como cáries, doenças nas gengivas ou bactérias pode cair na corrente sanguínea, podendo gerar danos ao feto.

Assim, no presente texto falaremos sobre o pré-natal odontológico e sobre os cuidados que a mãe pode fazer como a colocação de aparelho invisível e outros assuntos relacionados. 

O uso do aparelho ortodôntico em gestantes

O cuidado com a saúde bucal é fundamental para uma boa qualidade de vida, e quando as mulheres estão grávidas surgem algumas dúvidas quanto aos processos odontológicos que podem ser realizados, principalmente se devem continuar o tratamento quando ficarem grávidas.

Um dos tratamentos que é bastante procurado pelas pessoas em geral e que lida diretamente com a estética e com o conserto da mordida é a colocação do aparelho ortodôntico.

Dentistas afirmam que as mulheres que estão grávidas ou que ficaram grávidas durante o processo podem usar o aparelho invisível, ou conhecido como alinhador invisível, durante todo o período sem problemas.

A grande vantagem desse tipo de aparelho é que eles são removíveis, ajudando a mãe a ter uma boa higienização bucal.

O uso do alinhador ao contrário do aparelho ortodôntico fixo para mulheres grávidas traz menos desconforto, já que os estímulos de movimentação dental são menores com relação ao fixo.

Para que o uso do alinhador seja garantido e o tratamento ocorra sem problemas e sem a necessidade da realização de procedimentos como tratamento de canal, é preciso que a mãe tome alguns cuidados, como manter a boa higienização bucal, retirar sempre o aparelho ao fazer refeições, e usar o alinhador durante pelo menos vinte duas horas seguidas.

Abaixo falaremos com detalhes sobre o pré-natal ortodôntico e sua importância.

O pré-natal odontológico e sua importância

O que é chamado pré-natal odontológico consiste em todo um acompanhamento por médico dentista que a gestante faz durante a gravidez para evitar problemas de saúde bucal e evitar que problemas que já existem sejam agravados. É uma medida protetiva de saúde, tanto para a mãe, como para a bebê.

O dentista também fará recomendações e orientações com a mãe sobre questões relacionadas à alimentação e a saúde bucal do bebê.

O pré-natal odontológico é importante porque durante o período de gestação, as mulheres passam por transformações hormonais no corpo, fazendo com que a boca esteja mais suscetível ao aparecimento de doenças como cáries e infecções na gengiva.

Assim, o acompanhamento do dentista influencia diretamente no cuidado de doenças e evitar ações como a extração de dente.

Durante todo o processo de pré-natal odontológico a mãe recebe informações e cuidados que interferem diretamente na qualidade de vida durante a gravidez.

Existem muitos motivos para que seja feito o acompanhamento do pré-natal odontológico como:

  • Evitar partos prematuros;
  • Garantir boa qualidade de saúde do bebê;
  • Melhor a saúde bucal da mãe;
  • Traz maior segurança.

Quando começar o pré-natal odontológico?

O ideal é que a consulta e o acompanhamento aconteça antes da mulher decidir engravidar, de modo, que sua saúde bucal fique em dia.

Porém, esse quadro nem sempre é possível, portanto, é indicado que se procure um odontopediatra a partir do segundo trimestre da gestação.

Esse período é específico, pois a partir do primeiro trimestre da gestação, é considerado o mais crítico da gestação, onde a mulher sente muitas náuseas e enjoos, podendo se sentir desconfortável durante a consulta.

Assim, depois do bebê nascer e durante todo o período de crescimento é fundamental que o acompanhamento da dentição seja feito, mesmo que a mãe tenha feito o pré-natal odontológico, pois existem necessidades naturais que surgem.

Deste modo, compreendemos a importância do tratamento odontológico na mãe e também da necessidade do pré-natal odontológico. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Siga @mamaebox no www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Demais! Aproveite!


Deixe seu comentário