Segundo trimestre da gestação – você e seu filho

A gestação é um período mágico para a gestante e todos os que a amam, e que participam de alguma forma de todas as experiências que somente uma mulher grávida pode viver!

Saiba um pouco mais sobre o que acontece com seu bebê e com você a cada mês, no segundo trimestre da gestação. 

4º (13-18 semanas): Seu bebê: Inicia o desenvolvimento do olfato, paladar e da visão. Os rins entram em atividade e o bebê urina no líquido amniótico que o envolve. Os primeiros movimentos musculares começam. O crescimento do feto é acelerado. As perninhas ficam mais compridas e os ossos mais fortes. Os olhinhos e orelhas posicionadas no seu devido lugar. E o mais interessante… já dá para ver o sexo do seu bebê. Não é uma felicidade? Seu corpo: Mamãe, sua barriga já deve estar anunciando para todos que um bebê está por vir e seu útero cinco centímetros abaixo do umbigo e torna-se cada vez mais arredondado. 

5º (18-23 semanas): Seu bebê: O feto é capaz de abrir e fechar os olhos, sugar os dedos, deglutir e ouvir barulhos externos como seus ruídos intestinais, o coração da mãe e até mesmo sua voz. No caso do seu bebê ser menino os testículos descem para bolsa escrotal neste mês. O cabelo e sobrancelhas do bebê já são visíveis. Nesta fase nota-se a presença de uma lanugem, que serve para gerar calor e proteção. Seu corpo: Nesse período da gestação, o útero está na altura do umbigo e no final deste mês ele pode pesar de 340 a 500 gramas. Roupas leves e confortáveis devem ser usadas.  Você pode começar a sentir os movimentos do bebê entre a 16ª a 20ª semana, e mesmo sendo muito sutis e discretos no início, gera uma sensação incrível!  Parabéns, você está na metade da sua gravidez. 

6º (24-28 semanas): Seu bebê: O espaço dentro de seu útero começa a ser totalmente preenchido. O ganho de peso é muito grande, mais embora o corpo tenha as proporções certas, ainda precisa engordar mais. Além do ganho de peso, um líquido muito importante começa a ser produzido nos pulmões. Esse líquido vai fazer com que o seu bebê consiga respirar, porém o sistema respiratório ainda é imaturo. Ao completar este mês, seu bebê terá aproximadamente 33 cm e mais ou menos 700 gramas. Provavelmente já estará assumindo a chamada “posição fetal” com os joelhos próximos ao abdômen e os braços dobrados no peito. Seu corpo: Incontinência urinária temporária e prisão de ventre são bastante comuns nessa fase da gravidez. Desconforto com dores nas costas, e pressão sobre a sua bexiga começam a se intensificar, bem como, dores de cabeça e nas pernas, devido ao aumento do peso carregado. Também nessa fase os socos, pontapés, cotoveladas virão com tudo mamãe, prepare-se para vibrar de emoção!

Letícia Silva

Enfermeira Alô Mamãe

COREN: 408.652

 

Marilene P de Oliveira

Enfermeira Alô Mamãe

COREN: 426.231

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário