Semana Mundial de Aleitamento Materno 2014: de 01-07 de Agosto

TEMA: Amamentação: um ganho para toda vida!
Amamentação: uma vitória para toda vida!
Começa hoje, dia 01 de Agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno, também conhecida como SMAM ou WBW (World Breastfeeding Week), e será comemorada em mais de 120 países com o objetivo de estimular grupos de todo o mundo a realizarem ações locais para aumentar a consciência pública sobre a amamentação. A Semana de Aleitamento Materno tem vasta programação em diversas cidades do país e pretende alertar mães a amamentarem os filhos exclusivamente até os seis meses e sobre toda a importância da amamentação e seus benefícios.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Consulte sobre a SMAM no site da WABA

01 de agosto: dia mundial da amamentação
Semana de Aleitamento Materno 2014

O tema escolhido para a SMAM 2014 enfoca os Objetivos do Milênio:
“comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e muito mais”

Os principais objetivos são:
1. Informar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e como se relacionam com Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.
2. Mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.
3. Chamar atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva para os ODM e na era pós 2015.
4. Estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.
Fonte: www.waba.org.my
Objetivos do Milênio
Já ouviu falar nos Objetivos do Milênio?
Saiba quais são e como você pode ajudar a alcançá-los!
Você conhece os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio?
Eles são um conjunto de metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.
Os países acordaram de alcançar os 8 ODM’s até 2015 como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.
Conheça cada um deles:
1. Acabar com a Fome e a Miséria
2. Educação Básica de Qualidade para todos
3. Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher
4. Reduzir a Mortalidade Infantil
5. Melhorar a Saúde das Gestantes
6. Combater a Aids, a Malária e outras doenças
7. Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente
8. Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento

EVENTO SUPER BACANA – A HORA DO MAMAÇO

Logo_ahoradomamaco

Em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorrerá a 3ª Edição da Hora do Mamaço e será um evento simultâneo em diversas cidades brasileiras! Grande Movimento de Sensibilização Nacional da Importância do Ato de Amamentar!

Quando: 02 de Agosto de 2014

Neste ano, todas as cidades irão produzir fotos em estilo “SELFIE” que serão amplamente divulgadas nas redes sociais com o objetivo de multiplicação deste valioso Ato de Amor para o máximo de pessoas possível. A Hora de Mamaço é um evento oficial da AMS Brasil e já é sucesso a 3 anos consecutivos. Todas as cidades se organizam para realizar um grande evento em suas cidades atraindo o público e a mídia para dar voz ao desejo das mães de serem respeitadas e apoiadas durante a amamentação do seu
bebê.
Qualquer mãe pode promover o evento em sua cidade. Quanto maior o número de cidades participantes, maior a força deste lindo movimento! Cadastre a sua cidade e participe!
Blog Oficial do Evento: http://horadomamaco.wordpress.com/

Fonte:

1- Fiocruz/ Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano    /
2- Página Oficial do Evento A Hora do Mamaço: https://www.facebook.com/ahoradomamaco
3- Página do Facebook do Evento: https://www.facebook.com/ahoradomamaco/info

 

wbw2014-objectives


Deixe seu comentário