O bebê vai nascer? Principais sinais de que está na hora do bebê nascer.

O bebê vai nascer? Será que está na hora?

Com o final da gestação chegando, é normal que a ansiedade aumente, pois afinal, o novo membro da família chegará a qualquer momento!

Para evitar aborrecimentos e te ajudar a entender melhor as mensagens do seu corpo, conversamos com a médica obstetra Juliana Amato, do Amato Instituto de Medicina Avançada, para você descobrir o que acontece nos dias que antecedem o parto, além de entender os principais sinais de que o bebê está para nascer.

Quais são os principais sinais que indicam que o bebê está para nascer?

Os principais sintomas do trabalho de parto são: endurecimento e dor na barriga, que se inicia na região lombar e irradia para o púbis, e a perda de líquido pela região vaginal.

Calcinha molhada: como diferenciar o sinal de que a bolsa estourou de um corrimento?

O líquido do rompimento da bolsa é incolor e pode ser percebido em pequena ou grande quantidade — ele normalmente costuma molhar a calcinha e a calça. A diferença é que o corrimento costuma ter coloração branca ou acinzentada, associado a odor e, em algumas vezes, coceira.

É comum ocorrer a perda do tampão mucoso? Como eu sei que foi isso e quando costuma acontecer?

Sim! O tampão mucoso é um material gelatinoso e denso e sai pela vagina. Isso pode ocorrer semanas antes do parto ou até mesmo no processo de trabalho de parto.

Como é a sensação do rompimento da bolsa? Qual a diferença entre ela e a perda do tampão mucoso?

O rompimento da bolsa pode ser percebido de duas maneiras: quando ocorre o rompimento mais baixo da bolsa, a saída de líquido é abundante e costuma molhar a roupa da mulher e o local onde ela estiver sentada ou deitada. Quando o rompimento da bolsa é mais alto, no abdome, a saída de líquido pode ocorrer aos poucos e durante os movimentos da gestante. O tampão mucoso ainda possui uma consistência diferente.

Desconforto na hora de dormir pode ser um sinal?

O desconforto na hora de dormir pode acontecer pelo aumento do volume da barriga, que começa a pesar mais, além da mudança do eixo da coluna. Mas não se pode generalizar que isso possa ser um sinal de trabalho de parto. Porém, quando a gestante realmente está em trabalho de parto, apresentando dor e contração, ela certamente terá dificuldade para dormir.

Monte aqui o enxoval do seu bebê: Gratuito e ainda ganha descontos com o cadastro.

As contrações mais intensas, que parecem cólicas, costumam acontecer quando e por quanto tempo? 

As contrações que definem o trabalho de parto são caracterizadas por uma dor que se inicia na região lombar, irradia para o púbis e endurece toda a barriga. São frequentes e, em um período de 10 minutos, ocorrem 2 ou 3, tendo uma duração variável e fazendo com que a barriga permaneça dura por segundos ou até minutos.

Se o líquido da bolsa estiver marrom ou esverdeado, o que isso significa?

Se o líquido da bolsa estiver com coloração diferente, que não seja a incolor, quer dizer que o bebê de alguma forma está em sofrimento fetal. Se estiver esverdeado, é pela presença do mecônio (as fezes do bebê). Se for amarronzado, é sangue por ruptura da placenta. Em ambos os casos é necessário que a gestante já se programe e vá para a maternidade imediatamente.

É verdade que quando o bebê encaixa na bacia a grávida costuma sentir uma sensação de alívio, conseguindo respirar melhor e sentindo menos azia? Quando isso costuma acontecer?

Quando o bebê se encaixa na pelve, a barriga baixa e pode, sim, ocorrer esta sensação, pois ele diminui a pressão que exercia no diafragma e, com isto, alivia os pulmões e descomprime o estômago.  Esta sensação costuma ocorrer no final do terceiro trimestre da gravidez — já no oitavo ou nono mês de gestação.

A frequência de idas ao banheiro aumenta próximo ao nascimento?

A frequência de idas ao banheiro para urinar aumenta nos dois últimos meses da gravidez, fase em que o bebê pressiona mais a bexiga.

Fonte: Site Baby Cidade

Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário