Terceiro trimestre da gestação – você e seu filho

A gestação é um período mágico para a gestante e todos os que a amam, e que participam de alguma forma de todas as experiências que somente uma mulher grávida pode viver!

Saiba um pouco mais sobre o que acontece com seu bebê e com você a mês, no terceiro trimestre da gestação. 

7º (29-32 semanas): Seu bebê: O rosto magro e enrugado começa a ser preenchido por gordura, ele ganha aspecto rechonchudo e sua pele torna-se lisa e sedosa. Também já é capaz de chorar. A partir desse mês o feto tem a capacidade de respirar sozinho (29° semana) e ocorre o amadurecimento do Sistema Nervoso Central, onde os movimentos do feto se tornam mais rítmicos e a temperatura corporal mais controlada. Seu corpo: Não estranhe se aparecer uma linha escura que vai desde o umbigo até os pelos pubianos, chamada Linha Nigra (Linha Alba) que ocorre devido à hiperpigmentação da pele a partir do aumento do estrogênio no organismo. Tende a desaparecer até 12 meses depois do nascimento. Seu útero agora já alcança a caixa torácica, o que justifica a sensação de falta de ar muitas vezes. A partir de agora você se sentirá mais pesada.

8º (33-37 semanas): Seu bebê: A cabeça (parte mais pesada do corpo) começa a se encaixar na bacia da mãe. Seu bebê tem padrões definidos de vigília, abrindo os olhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria. A pele do bebê já será rosada e lisinha e seus braços e pernas estarão com aspecto mais gordinho. Todo o corpo já está proporcional e o bebê já tem a forma de recém-nascido. Lembre-se que pela falta de espaço dentro do útero os movimentos ficam mais restritos e menos bruscos, ou seja, vão diminuindo. Caso o seu bebê decida vir ao mundo mais cedo, nessa fase terá condições de sobreviver sozinho. Seu corpo: Atenção! Haverá necessidade de ir mais vezes ao banheiro, devido ao bebê estar se encaixando na bacia, pressão sobre a bexiga e a dificuldade para respirar. Podem ocorrer contrações com intervalos irregulares, a duração e a intensidade são insuficientes ainda para iniciar um trabalho de parto e você irá perceber que estas permanecem inalteradas, sem aumento gradativo.

9º (38-41 semanas): Seu bebê: O feto está maduro e posicionando-se para o nascimento. Ele ganha bastante peso nesta última etapa. Os membros estão flexionados pela falta de espaço e a mãozinha fechada. Neste período os rins estão completamente prontos e funcionando, o fígado consegue processar algumas substâncias também. O volume do líquido amniótico diminui muito. Na maioria dos casos a cabeça do bebê já está encaixada na cavidade pélvica. O bebê vai engolir algumas substâncias que ajudarão a formar o primeiro cocô, uma substância chamada mecônio. Os órgãos de seu bebezinho estão totalmente desenvolvidos. Já está curiosa para ver seu filhinho chegar? Falta só mais um pouquinho… Seu corpo: Este é o momento de maior expectativa, pois seu bebê já está muito perto de chegar! Suas pernas estarão mais inchadas e as dores lombares podem ser frequentes. Neste período é muito importante manter a calma e exercitar a paciência, pois seu filho está quase vindo ao mundo e esse momento ocorrerá quando seu corpo estiver pronto para encarar a vida aqui fora. As contrações irão aumentar gradativamente até que sejam suficientes para o seu filho nascer. É comum o bebê não nascer na data estimada do parto. Ele pode nascer até duas semanas depois do estipulado.

Letícia Silva

Enfermeira Alô Mamãe

COREN: 408.652

Marilene P de Oliveira

Enfermeira Alô Mamãe

COREN: 426.231

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Site: http://alomamae.net/#/mamaebox

Fone: 0800 888 8121

Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4


Deixe seu comentário