Da edução infantil para o ensino fundamental: transição que gera expectativa nos pais

Acolhimento, respeito e rotina lúdica garantem sucesso na adaptação da criança

educação infantil
Foto: Arquivo Enviado pela Assessoria

A passagem do filho da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I gera grande expectativa nos pais.

Será que ele vai entender as explicações? Será que ele vai conseguir aprender? Será que a professora terá paciência? E as brincadeiras, vão continuar? Afinal, ele ainda é tão pequeno…

Para trazer confiança aos pais e segurança aos alunos, o Instituto Integral tem um cuidado todo especial nessa transição. A coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Luciana Haddad, explica que a escola precisa atender à expectativa de acolhimento da família e manter uma rotina lúdica necessária à criança, ao mesmo tempo que insere a responsabilização do ensino. “O colégio tem que resguardar as práticas do faz-de-conta enquanto conduz o aluno aos processos de educação”, observa.

No Instituto Integral, a formalização dos saberes é gradativa. Vários itens da rotina dos pequenos são preservados e a introdução da lição de casa, por exemplo, vai sendo ampliada ao longo do ano. De acordo com a coordenadora, a adaptação à nova fase continua do 1º para o 2º ano e só se consolida no 3º ano.

Luciana destaca a disciplina ‘Expressão Corporal’, não obrigatória na grade das escolas, mas que é muito valorizada no Integral. Segundo ela, a professora trabalha o desenvolvimento da sensibilidade atrelada à coordenação motora para facilitar a iniciação das tarefas escolares. “Essa etapa é tratada de forma muito respeitosa no Integral”, garante a profissional.

Sobre o Instituto Integral

O Integral nasceu em Campinas, em 1980, com o Curso Integral, fruto da iniciativa de um conjunto de estudantes universitários egressos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA.

Desde então, uma ideia orienta aquele que é um dos maiores grupos educacionais do interior de São Paulo: a formação global, do aluno e do indivíduo, com o intuito de preparar para a universidade e para a vida. Busca o equilíbrio entre o prazer no aprendizado e a exigência nos resultados. Desenvolve, assim, a curiosidade e o espírito crítico, a autonomia e a responsabilidade.

educação infantil
Foto: Arquivo Enviado pela Assessoria

O Integral é destaque na área educacional na Região Metropolitana de Campinas, cidade que concentra um dos maiores polos tecnológicos e econômicos do País, com grandes e excelentes universidades, além de empresas de alta tecnologia. Em Campinas, o Integral tem cinco unidades, Paineiras, Cambuí, Alphaville, Parque Prado e Taquaral. O Instituto está presente também em Paulínia e Vinhedo.

Informações à imprensa: Kátia Nunes e Carolina Sibila F.(19) 3295-7000/ Whatsapp (19) 97406-2739 [email protected]

 


Deixe seu comentário