Um idioma na infância: a importância de se aprender uma segunda língua

Aprender um idioma na infância é aproveitar um momento importante para chegar a vida adulta com um nível de determinada língua estrangeira.

Essa é uma fase interessante para aproveitar esse tipo de conhecimento.

Ter fluência em uma segunda língua é algo muito importante tanto para a vida acadêmica quanto profissionalmente.

A língua estrangeira abre portas para uma carreira com melhor remuneração, mas o que isso tem a ver com as crianças?

Durante a infância, não existe aquela pressão de se aprender um idioma para a carreira. As aulas são mais atrativas, com atividades divertidas que estimulam o interesse dos pequenos. Veja alguns dos benefícios!

Benefícios e vantagens de se aprender um idioma na infância

Aprender um idioma na infância faz muita diferença ao longo da vida dos pequenos. Sem contar que as aulas são mais lúdicas e interessantes, como já mencionamos. Conheça algumas vantagens e benefícios:

  1. Fluência quando adulto

fluência quando adultoAo aprender um segundo idioma na infância, o seu filho terá muito mais chances de chegar à vida adulta fluente, o que irá abrir muitas portas para o mercado de trabalho. Além disso, a língua estrangeira ajuda em muitos outros aspectos, desde assistir a um filme legendado como para uma viagem internacional.

  1. Rendimento escolar

rendimento escolarAo estudar um segundo idioma, a criança é estimulada e passa a ter melhor aproveitamento escolar. Um idioma na infância estimula as funções cognitivas dos pequenos, contribuindo com todas as outras disciplinas. Sem contar que estimula a concentração e desenvolve a criatividade.

  1. Facilidade em aprender outros idiomas

criança aprende fácil outros idiomasAo falar uma segunda língua, ele terá mais facilidade para aprender outros idiomas. Por exemplo, ele pode começar com o espanhol ou inglês e se desejar aprender sueco, encontrará mais facilidade do que aqueles que nunca cursaram qualquer língua estrangeira.

  1. Raciocínio rápido

raciocínio rápidoAprender um idioma na infância aumenta a capacidade de raciocínio, já que isso estimula os pequenos positivamente no desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, as crianças têm uma melhora no funcionamento do cérebro.

  1. Expansão dos conhecimentos culturais

expansão cultural para a criançaAtravés de um segundo idioma as crianças aprendem sobre outra cultura. Durante as aulas, elas vão ter contato com informações que remetem a tradições e costumes. Isso através de festas típicas, músicas, histórias e até da própria literatura durante as aulas.

O idioma deve ser ensinado de forma adequada na infância

É essencial saber que, para atingir esses benefícios, o idioma deve ser ensinado de forma adequada para as crianças. Ou seja, é necessário contar com profissionais adequados, pois eles sabem tomar os devidos cuidados. Entre eles:

  • Ensine de forma natural: da mesma forma com que se aprende a primeira língua. Invista em aulas lúdicas e com contexto compreensível à faixa etária.
  • Invista na primeira infância: dos 02 aos 05 anos de idade, a habilidade de aprender uma língua nova está mais aguçada. Isso não significa que crianças mais velhas não consigam aprender, apenas essa facilidade vai se perdendo.
  • Saiba motivar: esse não é um trabalho apenas dos professores, mas de toda a família. Envolve os pequenos para motivá-los a aprender sem perceber.
  • Faça do momento mais divertido: transformar a rotina de cursos em um momento mais divertido, vai envolver ainda mais os pequenos, de forma que eles vão aprender de naturalmente.
  • Ajude em casa: os pais podem contribuir muito com o aprendizado através de jogos e brincadeiras que estimulam o idioma.

Agora você já sabe o quanto é importante aprender um idioma na infância.

Fontes: Babbel, e-konomista


Deixe seu comentário