Vida saudável aos pequenos desde a infância

Vida saudável desde a infância, ter uma rotina alimentar saudável proporciona uma excelente qualidade de vida para os pequenos.

Evitar que os pequenos ingiram alimentos não saudáveis é um desafio, pois, a grande maioria deles, prefere comidas desse tipo. Entretanto, a médica Márcia Simões da Eden Clinic, em Curitiba, alerta: “a má alimentação e a falta de atividade física sem dúvida são os principais motivos pelo aumento da obesidade no Brasil e no mundo.

Hoje 10% das crianças brasileiras sofrem com a obesidade e a tendência nos próximos anos é que esse número aumente, por isso o cuidado com a alimentação delas é primordial. As maiores queixas dos pais são sobre a resistência das crianças ao comer determinados alimentos e a interferência de outras pessoas que oferecem alimentos não saudáveis para elas”.

De acordo com a doutora, os pais devem estar atentos na alimentação: “Para a criança o mais importante é a qualidade.

Na maioria dos casos de sobrepeso somente a troca da alimentação industrializada por alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, carnes, oleaginosas (castanhas, nozes, etc.), já é suficiente para regularizar o peso ou simplesmente conservar a saúde, não havendo a necessidade de racionamento do alimento saudável, pois a criança tem um alto gasto calórico diário”, ou seja, ou invés de mudar radicalmente a alimentação, troque por opções saudáveis, assim a criança mudará os hábitos ruins para os mais saudáveis.

A atividade física é outro ponto importante e indispensável, mesmo na infância, como ressalta a médica, “os exercícios físicos são extremamente importantes para o desenvolvimento saudável do corpo, mente e também da parte sociológica da criança que desenvolve laços e amizades como nos jogos e esportes por exemplo.

Para a criança as atividades devem ser divertidas e lúdicas fazendo com que ela sinta prazer e queira continuar praticando e leve isso para a vida adulta com a criação de um novo hábito”. De acordo com Marcia, “crianças que praticam atividades frequentes tem menos chance de desenvolver obesidade e maior possibilidade de manter uma vida ativa quando adulta. Ótimas opções de exercícios são jogos, esportes, natação, caminhadas em parques, andar de bicicleta, dentre outros”.

Qual é a atividade física não importa desde que a criança goste e tenha vontade de praticar.

Serviço: Eden Clinic

Dra. Marcia Simões – CRM 33207

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

Tel: (41) 3501-9358

E-mail: contato@edenclinic.com.br

Site: http://www.edenclinic.com.br/

Siga www.instagram.com/mamaebox


Deixe seu comentário