VITAMINA D: importante para a saúde das crianças

Ao contrário do que muitos pensam, com medo do câncer de pele, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo.

Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

benefícios da vitamina DA vitamina D é imprescindível para a formação e o fortalecimento dos ossos, em especial para as crianças.

A falta dessa vitamina quando associada à falta de cálcio pode ocasionar falha no desenvolvimento infantil e levar até a deformidade dos ossos.

Para incluir essa importante substância é importante a exposição solar diária de 20 minutos (antes das 11 da manhã e após as 16 horas da tarde), para a reposição natural da vitamina D no sangue, e buscar incluir na dieta alimentos fonte de cálcio e vitamina D.

sol fonte de vitamina d
Foto: Daniela Monreal

A criança pode aproveitar a praia e a piscina desde cedo. No entanto, os horários de pico devem ser evitados, pois é quando a intensidade dos raios ultravioleta é muito forte e pode causar danos à pele, principalmente na do bebê, que é mais sensível.

Apesar de alguns alimentos serem fonte dessa vitamina, como peixes gordurosos, leite e ovos, a quantidade presente é muito pequena e insuficiente para suprir as necessidades do corpo.

Durante a vida intrauterina, o feto retira esta substância do sangue materno, mas, depois do nascimento, precisa produzir sua própria vitamina, pela exposição ao sol, pela dieta alimentar ou por meio da suplementação.

Por este motivo, os pediatras orientam às mães que exponham seus bebês ao Sol diariamente. Quando mais velhos, devem ainda estimular brincadeiras e esportes ao ar livre, como era feito antigamente.

Post Por, Dani Monreal do Blog Surpresas da Vida 

Mulher, esposa, mãe de três princesas, bióloga, blogueira, fotógrafa, prestando concurso e ainda tem gente que me pergunta o que eu faço o dia todo… Compartilhando as SURPRESAS DA VIDA ????


Deixe seu comentário