top of page
XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ

5 mitos e verdades do pós-parto

O pós-parto é um momento muito delicado e importante na maternidade. É fundamental que cada mulher esteja bem orientada para viver essa fase de forma leve e confortável. Por ser um assunto tão significativo e amplo, cercado de crenças e opiniões que nem sempre condizem com a realidade, a uroginecologista e especialista em saúde feminina, Dra. Lilian Fiorelli, para falar sobre os mitos e verdades do pós-parto – período de 40 dias de readaptação do organismo materno após o nascimento do bebê.

1 – Há sangramentos vaginais durante o puerpério?
VERDADE: durante a gravidez, o corpo da mulher passa por mudanças notáveis para acomodar o bebê em crescimento. Quando o bebê nasce, o útero, que abrigou o bebê até o momento, começa a se contrair para voltar ao seu tamanho original. Essas contrações podem resultar em sangramentos vaginais conhecidos como loquiação, que é uma parte natural do processo de recuperação pós-parto. 
2 – Os sangramentos vaginais possuem a mesma intensidade e duração para todas as mulheres?
MITO: esses sangramentos têm duração e intensidade diferentes para cada mulher. Ainda assim, são normais no puerpério e geralmente diminuem gradualmente ao longo de algumas semanas, podendo durar até 40 dias após o parto.   
3 – Muitas mulheres também enfrentam escapes de xixi durante o puerpério?
VERDADE: é muito comum que algumas mulheres após o parto, ou até durante a gestação, sofram com escapes de xixi. A perda de urina involuntária ocorre, dentre outros fatores, devido ao enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, que são frequentemente afetados durante a gravidez e o parto. Se a gestante não fortalecer o músculo com exercícios, a chance de ter escapes de xixi é muito grande. Porém, escapes de xixi não são normais e merecem uma avaliação médica. A recomendação é sempre procurar um especialista e realizar o tratamento necessário. Para ficar mais confortável durante o tratamento e seguir com a rotina, uma opção prática é utilizar absorventes ou roupa íntima descartável específica para incontinência urinária, a depender da quantidade de perda dos fluidos. 
4 – Não posso usar nenhum produto durante o sangramento do pós-parto?
MITO: não é indicado o uso de absorvente interno ou coletores menstruais durante esse período; fora isso, não há restrições. Muitas mulheres usam roupa íntima descartável para conter o fluxo de sangue como uma solução mais confortável, com maior absorção e, por isso, promovendo mais segurança do que o absorvente externo comum. 
5 – Após o nascimento, os cuidados com a saúde das mamães continuam?
VERDADE: sim, o período de gestação é marcado por uma série de alterações fisiológicas e anatômicas no corpo da mulher, inclusive no pós-parto. Também é um momento de muitas mudanças emocionais. É preciso entender que esses eventos são parte natural do processo de recuperação e não devem ser motivo de preocupação; por isso, é importante buscar informações, continuar a realizar as consultas de rotina e acompanhar essa fase de mudança e adaptação. Plenitud® entende que a roupa íntima descartável é uma excelente aliada às mulheres durante o pós-parto. “O uso da Roupa Íntima Descartável Plenitud® Femme é recomendável desde o primeiro momento pós-parto, já na maternidade. É uma solução prática e confortável para conter o sangramento, fluidos e possíveis escapes de xixi pós-parto, promovendo um puerpério mais tranquilo e confortável para as novas mães. A escolha cuidadosa desse produto permite que a puérpera se concentre em cuidar do bebê e na própria recuperação durante essa fase de transição tão importante”, explica Marisa Cazassa, gerente executiva de Marketing da Kimberly-Clark no Brasil.
Siga @mamaebox no www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Assine 30 dias grátis

Comments


XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ
Dicas amamentação mamãebox
bottom of page