5 Mitos e Verdades na visão da pediatra e da nutricionista
Embora o aleitamento materno seja um processo natural da espécie humana, ainda existem muitas dúvidas e a criação de muitos mitos que podem interferir no sucesso da amamentação.
A pediatra Lisiane e Nutricionista Clarisse do Alô Mamãe esclarecem algumas dúvidas mais comuns sobre o tema:
1) Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe produzirá.
Verdade: Através do estímulo da sucção é emitida uma mensagem para a produção de um hormônio responsável pela produção do leite.
2) O intervalo da mamadas deve ser a cada 3 horas
Mito. Não há uma regra. A recomendação é de “livre demanda” e a frequência das mamada pode variar para cada bebê. No início costuma mamar em intervalos curtos. Com o passar das semanas é comum o bebê ir criando seu próprio horário e tendo espaços maiores, principalmente durante a noite.
3) Algumas mães produzem um leite fraco
Mito. Cada mãe produz o leite adequado para as necessidades de seu bebê, independente do tamanho da mama, estado nutricional da mãe ou qualquer outro fator. O que acontece pode ser a redução na produção de leite, desencadeado por fatores externos diversos, que pode interferir no ganho de peso do bebê.
4) Algumas mães não produzem leite suficiente
Mito: A grande maioria das mães tem condições biológicas para produzir leite suficiente para atender à demanda do seu bebê, mais que isso, o leite é específico para o bebê, deixando-o mais forte e preparado para viver no mesmo ambiente que a mãe.
5) A composição do leite é diferente no início e no final da mamada
Verdade: O leite é dividido em leite do começo e leite do final da mamada. O primeiro possui aspecto acinzentado, é rico em proteínas, açúcar, vitaminas, minerais e água e surge no início da mamada. O segundo, que sai ao final da mamada, é mais branco por conter mais gordura, sendo rico em energia. Para que os dois tipos de leite tenham desempenhem a sua função esperada, é necessário que o tempo da mamada seja estipulado pelo bebê, isto é, ele só deve parar de mamar quando quiser.
Dra. Lisiane Dresch
CRM 20.221
Pediatra e Neonatologista
Clarisse Corbelini
CRN10 2580
Nutricionista
Sobre Alô Mamãe: O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes. Site:
Comments