Mais 5 Mitos e Verdades na visão da pediatra e da nutricionista
Embora o aleitamento materno seja um processo natural da espécie humana, ainda existem muitas dúvidas e a criação de muitos mitos que podem interferir no sucesso da amamentação.
A pediatra Lisiane e Nutricionista Clarisse do Alô Mamãe esclarecem algumas dúvidas mais comuns sobre o tema:
6) As fórmulas atuais substituem o leite materno
Mito. As fórmulas maternizadas buscam se aproximar quanto ao valor nutricional do leite materno, mas diferem na sua composição e não possuem o fator imunológico, fundamental para protege o bebê contra as infecções no primeiros meses de vida.
7) Amamentação deve ser exclusiva até os seis meses.
Verdade. O leite materno exclusivo contem todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê até o sexto mês, não sendo necessário nem a ingestão de água. Após esse período deve ser introduzida a alimentação complementar e mantido o seio materno.
8) Após introduzir a alimentação complementar não preciso mais amamentar
Mito: A amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de idade, quando se deve introduzir a alimentação complementar, entretanto o aleitamento materno deve ser mantido até a criança completar 2 anos de idade.
9) Amamentar emagrece
Verdade: Neste período há grande gasto de energia para a produção de leite. Para se ter uma ideia, para cada litro de leite que a mãe produz há um dispêndio de 900 calorias. Portanto o emagrecimento ocorre naturalmente.
10) Alimentos como canjica, caldo de cana, leite de vaca e cerveja preta aumentam a produção de leite
Mito: Esses alimentos são fonte de proteínas, gorduras e/ou carboidratos e, quando ingeridos na forma líquida, a água presente em sua composição favorece a produção de leite, ou seja, qualquer outro alimento rico em água e líquido desempenha o mesmo papel e muitas vezes de forma bem mais segura e saudável.
O importante é hidratar-se de maneira adequada.
Dra. Lisiane Dresch
CRM 20.221
Pediatra e Neonatologista
Clarisse Corbelini
CRN10 2580
Nutricionista
Sobre Alô Mamãe: O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes. Site: http://alomamae.net/#/mamaebox