Por Sally Inch Amamentar e posições. Vamos conhecer. Ao escolher uma posição para amamentar, o mais importante é que você esteja confortável e que o bebê alcance o seio com facilidade.
Uma boa posição para amamentar é aquela que facilita a colocação do bebê junto ao peito e permite a pega correta.
Para isso, você pode:
Segurar o bebê no colo em posição transversal, “barriga com barriga”, utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando.
Segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama.
Segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá.
Colocar o bebê “de cavalinho” em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio.
Deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo, elevando ligeiramente a cabecinha dele, para ajudar o leite a descer. A recomendação de especialistas é que a mãe só amamente deitada se estiver bem acordada para não correr risco de acidentes.
Usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo
Tenho mais facilidade de usar uma das mãos para colocar o bebê junto ao seio. O que devo fazer?
Talvez seja mais fácil, especialmente enquanto aprende a dar de mamar, usar a mesma mão para os dois lados.
Isso provavelmente significa que você vai colocar o bebê no seu colo na transversal para amamentar de um lado, e passando embaixo do seu braço para o outro – assim você utilizará o mesmo braço e a mesma mão para esvaziar os dois seios.
Isso pode ajudar também se você estiver com um dos braços doloridos, como no caso da síndrome do túnel do carpo.
Vale a pena tentar posições diferentes para amamentar?
Caso encontre logo de cara uma posição que funcione bem para você e para o bebê, então não há motivos para mudar.
Porém, à medida que o bebê cresce e você também fica mais experiente, as posições provavelmente vão variar dependendo de onde você está e do que estiver fazendo. Se você tiver mastite, por exemplo, talvez seja aconselhada por alguém a segurar o bebê de um jeito diferente para amamentar. Isso não quer dizer, contudo, que a simples mudança de posição tenha levado o bebê a “sugar uma parte diferente do seu seio”. Todas as áreas da mama são igualmente “sugáveis” desde que o bebê esteja com uma “pega” correta — o que pode ocorrer em qualquer posição, desde que seja confortável para vocês dois.
Fonte: Brasil Baby Center
Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox
Comments