A azia, também conhecida como pirose, é aquela sensação de queimação na região do estômago.
Quando a queimação “caminha” em direção à garganta chamamos de pirose
Esses sintomas são mais comuns na mulher grávida a partir da metade do segundo trimestre (20 semanas).
Isso acontece como consequência do crescimento do útero e da pressão que o útero exerce sobre o estômago.
Isso faz com que parte dos alimentos + o ácido clorídrico retornem ao esôfago, causando o desconforto e a queimação.
Para prevenir ou aliviar esse desconforto o ideal é fazer refeições pequenas e fracionadas, comer devagar mastigando bem os alimentos, evitar estresse durante a alimentação e evitar deitar logo após.
Existem alguns alimentos que auxiliam e outros que estimulam o relaxamento do esfíncter esofágico contribuindo para aumentar ou diminuir esse quadro:
Alimentos que estimulam o relaxamento do esfíncter esofágico e aumentam o refluxo
Café, comidas gordurosas, frituras, bebidas alcoólicas, fumo, chocolate, hortelã, menta, pimentões, cebola, alho, leite e frutas cítricas;
Alimentos que auxiliam no tratamento e diminuem refluxo
Couve mineira, maçã, gengibre, alecrim, calêndula, própolis, geleia real, orégano, cramberry e aumentar o consumo de fibras.
Clarisse Corbelini
Nutricionista
CRN10 2580
Já pensou em poder ligar para a nutricionista Clarisse e receber ligações para tirar suas dúvidas e fazer acompanhamento da sua saúde e do seu bebê? É possível! Conheça o Alô Mamãe, cadastre-se.
Sobre alô mamãe:
O alô mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes. Site: http://alomamae.net/#/mamaebox
Fone: 0800 888 8121