Desfralde, será que está na hora? Não existe uma idade ideal para começar a tirar a fralda do bebê. Algumas já estão prontas com um ano e meio, outras só após os três.
Nesta hora, a atenção dos pais é primordial para perceberem se a criança tem capacidade física para controlar as necessidades. Este é o momento certo, explica Keila Cristiuma, idealizadora da marca Sempre Materna- referência em cursos para gestantes, papais e cuidadores.
Há ainda outros fatores a considerar: meninos demoram mais do que meninas. O primeiro filho também, se comparado ao irmão mais novo. Segundo Keila, estudos indicam que tentar antecipar o processo só adiará a independência do pequeno.
Assim, nada de ansiedade! Alguns sinais da própria criança ajudam, e muito, os pais a perceberem a hora ideal para iniciar o desfralde de seus filhos, veja as dicas da especialista:
Sinais físicos A criança já anda e corre com firmeza; Faz bastante xixi de uma só vez, e não um pouquinho em intervalos pequenos; A fralda fica seca por pelo menos três a quatro horas; Faz cocô sólido, em horários mais ou menos fixos.
Sinais comportamentais Consegue ficar sentada na mesma posição entre dois e cinco minutos; Abaixa e levanta as calças sozinha; Se sente incomodada quando a fralda está suja ou molhada; Tem interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro e demonstra vontade de usar cueca ou calcinha); Não aparenta resistência em utilizar o penico ou a privada; Está cooperativa, e não na fase “do contra”.
Sinais cognitivos Obedece instruções simples, como “vá pegar aquele brinquedo”; Entende que cada coisa tem o seu lugar; As palavras para xixi e cocô já constam em seu vocabulário;
Entende os sinais físicos que indicam que está com vontade de ir ao banheiro e sabe pedir para ir, ou até mesmo consegue segurar a vontade um pouco.
Além desses sinais, é preciso observar também se nada pode interferir na tranquilidade que o momento do desfralde exige. Se ela vai ganhar um irmãozinho ou há novidades na escola, o ideal é esperar que sua vida volte à rotina.
É bom lembrar que criança adora imitar os maiores. Assim, o ideal é deixá-la ver o pai e a mãe fazerem xixi. Isso serve, inclusive, para que ela perceba que homens e mulheres o fazem de maneira diferente. Os equipamentos necessários, como penico ou assento de privada, já devem estar em mãos no início do processo.
Devem ser atrativos, confortáveis e convidativos para que a criança não fique incomodada ou entediada ao usá-los.