Educadores listam quais são as melhores opções e por quê
Foi-se o tempo em que visitar museus era um programa sem graça para as crianças, apenas andando pelos corredores e apreciando quadros ou outras obras de arte sem interatividade ou diversão. Atualmente, as opções de entretenimento são tão diversas que o passeio é uma otima alternativa para aprender brincando. A doutora em educação pela PUC-RJ Andrea Ramal, autora do livros como “Filhos bem sucedidos – sete maneiras de ajudar seu filho a se realizar na escola”, da Editora Sextante, explica que não basta levar a criança para o museu. É preciso estimular a curiosidade e o interesse para dar sentido à visita. Não basta só levar ao museu, tem que participar “É preciso explicar: ‘o que vamos ver, por que é interessante, contar algo sobre a vida de um determinado personagem ou autor…’, afirma. Durante o passeio, um bate-papo divertido ajuda a incitar a criatividade dos pequenos: “Durante a visita, motive a criança a “saborear” o que viu, fazendo perguntas como: “o que essa imagem parece para você? ” “Ela te lembra alguma coisa?”. Ou, “e se você estivesse no lugar desse personagem da história, o que faria?“, sugere Ramal. Segundo Andrea, o Museu da República, no Rio de Janeiro, onde funciona a casa em que Getúlio Vargas viveu, ou seja, o Palácio do Catete, é imperdível para ir com a criança por conta do envolvimento especial com um personagem importante da história do país e com fatos que marcaram uma época decisiva. “Há toda uma mágica ao visitar, por exemplo, o quarto onde Getúlio viveu e morreu. Mas para além disso, sempre oferece exposições muito interessantes relacionadas a diversos períodos da história do país”, diz Andrea Ramal.
Museu de ciências / Foto; Reprodução Science Museum
Personagens e acontecimentos que mudaram a história do País Para a educadora Regina Shudo, o Museu Casa de Portinari segue a mesma lógica, com o foco voltado para a importância do pintor para o desenvolvimento das artes plásticas no Brasil. E, segundo ela, os pontos positivos de visitar uma exposição vão além de descobrir algo novo. “Ir ao museu com as crianças serve para aproximá-las da cultura local, promover a curiosidade e interesse por atividades e produções artísticas, e desenvolver a atenção visual e a sensibilidade para compreendê-las“, justifica. Ampliação do repertório cultural, desenvolvimento da sensibilidade, do senso estético e estímulo à imaginação estão entre os pontos positivos dos passeios culturais. Mais que isso, o estímulo faz toda a diferença na sala de aula: “Ajuda a desenvolver a capacidade de apreciar o belo, o gosto pela arte. Ajuda também nas matérias escolares, pois ao aprender a apreciar e interpretar uma obra de arte, a criança desenvolve a capacidade de interpretar textos e imagens. Mas tudo isso somente acontece se as visitas aos museus forem bem preparadas“, explica Andrea Ramal, que sugere uma visita a outro museu importante, o da Língua Portuguesa, em São Paulo, localizado no prédio da Estação da Luz. “Esse museu oferece uma experiência diferente com a língua portuguesa, com destaque para as tecnologias e a interatividade. As crianças podem, por exemplo, brincar numa mesa eletrônica onde as palavras virtuais podem ser manuseadas. Podem ouvir trechos de textos inesquecíveis da literatura brasileira, em salas em que há sons e luzes que ajudam a criar uma atmosfera mágica relacionada à literatura”, enumera a educadora Andrea Ramal. E para as crianças que adoram brinquedos, uma surpresa é descobrir o Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte. Além da história das brincadeiras, a interatividade e a diversão são garantidas.
por, GNT
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