top of page
XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ

O funil do crescimento, processo vivo, sem começo nem fim

Participar do MamãeBox é uma alegria. Teremos textos, vídeos e mais um espaço de troca sobre a arte de educar, sobre nosso grande desafio de viver na realidade, o sonho de sermos pais e mães .

Funil do crescimento, e nesta primeira conversa, gostaria de convidá-los a refletir à respeito do processo de crescimento. Processo vivo, sem começo nem fim, eterna mudança e pouca permanência. Nós somos tão estimulados quanto estimulamos e é nessa dança da vida que tudo acontece. Porém, perante um aprendizado , devido a tensão deste momento, muitas vezes recuamos.

Todo esse sistema funciona como um grande funil que começa aberto, largo, espaçoso e segue fechando , até estar bem apertadinho. É possível e esperado passar para o outro lado, mas o desconforto aparece.  Assim como o processo do nascimento de todos nós.

Começamos como um pontinho, com muito espaço, seguimos crescendo , ficamos grandes demais para o espaço agora apertado. E isso , esse desconforto, o fato de não cabermos mais, nos leva ao funil, ao nascimento, à vida. Da mesma maneira a vida segue , com mais espaço, com menos espaço, apertado, e de novo esparramado. Puro movimento que  contrai – expande, inspira  – expira , um passo para frente um para trás .

Nosso grande desafio é não termos medo do movimento natural, do fluxo vivo, a vida com todo seu conforto e seu desconforto , ambos fazendo crescer e florescer.

Falo isso, pois muitas vezes quando nos vemos dentro do funil no processo de educação, somos nós que recuamos. Voltamos para a fralda, mantemos a mamadeira, mantemos as rodinhas da bicicleta e proporcionamos novamente o conforto. Mas o conforto arranjado pode ser perigoso, afinal a criança não compreende sua própria capacidade de superar um desafio, sua capacidade de aprender, de seguir em frente e viver a alegria de olhar para o antes, compreender o tempo , sua trajetória e dar conta de sua tão importante e interminável caminhada .

Além disso, tornamos o desenvolvimento natural, truncado, difícil , como se alongássemos o processo de passagem de um momento ao outro. Com isso,  passar por este momento  se transforma em uma experiência cada vez mais longe, cada vez mais apertada e difícil de passar. Nós ficamos com medo deste  momento e as crianças também.

Quando compreendemos que momentos como esses são parte do desenvolvimento, são positivos , necessários e esperados podemos encarar esse processo com toda a entrega de quem sabe que algo maravilhoso esta acontecendo. Um bom exemplo é  a adaptação escolar. Crianças encolhidas perante o novo, pais com medo do sofrimento .

Sabemos que a  entrada na escola é algo maravilhoso para a criança que só fará bem , trará desenvolvimento em todos os aspectos mas se na hora do aperto do funil , voltamos pra casa, tiramos da escola porque focamos na dor , geramos mais dor e passar por este funil torna-se um desafio ainda maior.  Criamos fantasmas , ouvimos as histórias da mente tagarela, ficamos no medo.

Temos outra opção: olhar nos olhos, darmos as mãos, ouvirmos nossos corações a acolhermos todos os pensamentos e medos . Assim, seguimos em frente com a certeza de que o funil, o aperto fazem parte e que depois deles vêm o sorriso no rosto e a alegria da conquista  , coração em paz e feliz.

Podemos passar juntos com nossos filhos pelos funis do crescimento  e curtir com eles a alegria de estarmos todos nesse mesmo caminho. Vida viva, puro movimento que sempre vale a pena.  Somos livres  de novo , até o próximo desafio.

Com carinho e gratidão!

por Daniella Faria http://www.daniellafaria.com.br/

Tel de contato 3032-4277

Comments


XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ
Dicas amamentação mamãebox
bottom of page