Um dos momentos mais esperados da gestação é o parto.
Um acontecimento recheado de significados.
O parto é um acontecimento que marca a vida dos pais (em especial da mãe) , simbolizando o começo real da vida em família!
Por ser tão esperado as gestantes, muitas vezes, realizam um planejamento do parto, conhecido como: plano de parto.
O plano de parto é uma ferramenta que auxilia a gestante a refletir sobre o que gostaria ou não que acontecesse em seu parto. Usualmente, trata-se de uma lista com tudo o que a parturiente pensa sobre o parto: desde as primeiras contrações até os primeiros dias do pós-parto.
É uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que o atendimento as parturientes e aos recém-nascidos seja integral.
Ao realizar o plano de parto é comum que dúvidas, ansiedades e medos estejam presentes. Recomenda-se que todas as dúvidas relacionadas à dinâmica biomédica sejam sanadas com a equipe de saúde que acompanha a gestante (seja médico, enfermeira obstetra ou doulas) podendo ser, também, realizado em conjunto.
Muitas vezes, dúvidas que parecem simples quando sanadas podem aumentar a confiança, bem-estar e diminuir a ansiedade frente ao parto.
Lembre-se, o plano de parto não é uma lista de regras que devem ser seguidas à risca, mas sim, um conjunto de reflexões para facilitar a comunicação com a equipe de saúde. Há situações que necessitam que os planos realizados sejam alterados, porém, toda e qualquer alteração pode ser dialogada.
As incertezas, ansiedades e medos que surgem ao refletir sobre o parto e o pós-parto, são naturais. As gestantes, e também o pai, podem procurar apoio na psicoterapia, em grupos para pais e grupos psicoeducativos, que trabalham aspectos específicos relacionados a cada etapa do pré e pós-parto.
Conversar sobre seus medos e ansiedades não irá demonstrar uma mãe ou pai despreparado, mas irá fortalece a refletir e lidar de maneira mais integral com todos os sentimentos que florescem nesse período. Mariana Effting de Sousa Schmitz
Especializanda em Psicologia Perinatal – IPB
Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento – UFSC
Meiridiane Domingues de Deus
Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento – UFSC
Sobre Alô Mamãe: O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Site: http://alomamae.net/#/mamaebox Fone: 0800 888 8121 Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4
Comments