A amamentação deve ser momento de prazer para mãe e filho. Num primeiro momento ambos estão aprendendo o que fazer e como fazer, por isso as coisas parecem um pouco “desajeitadas”. Mas é a prática que leva à perfeição.
Dúvidas sobre a produção do leite ou quanto tempo ele leva para descer sãofrequentes. Mas, de acordo com a ginecologista e obstetra, Arícia Giribela, não há segredos, o processo de lactação ocorre quando o seio materno é sugado. “A mensagem de sucção é enviada para a hipófise e há a liberação de dois hormônios: prolactina – responsável pela produção do leite – e ocitocina – responsável pela ejeção”. Por isso, é tão importante que o recém-nascido mame o quanto antes, pois é ele quem desencadeia a produção e descida do seu alimento.
O colostro é o primeiro a aparecer, além de ser o alimento mais importante para o bebê. Começa a ser produzido no final da gravidez e continua no primeiro mês de vida do pequeno. De aparência mais grossa e amarelada em relação ao leite maduro (branco), é secretado em pequenas quantidades. É rico em sais minerais, anticorpos, açúcares e água, além disso, é essencial para o bom desenvolvimento da criança, já que é sua primeira “imunização”.
Passado o primeiro mês, inicia-se a apojadura, fase em que as mamas aumentam, ficam mais pesadas e o leite, considerado maduro, começa a ser secretado. À medida que o recém-nascido mama, a produção se adequa. A partir de então, o bebê ingere o necessário para o organismo e o risco de ingurgitamento e desconforto diminui. “Amamentar é um aprendizado diário. Passadas as dificuldades iniciais, torna-se fonte de grande satisfação para mãe e filho”, finaliza Arícia.
Parceria Clube MamãeBox e Revista Sempre Materna
Comments