Bebê amarelo e a icterícia, o que isso significa?
O bebê amarelo é causa de uma alteração na coloração da pele, onde um grande percentual de bebês saudáveis ficam com a pele amarelada nos primeiros dias depois de nascer e chamamos isso de icterícia neonatal.
Icterícia faz o bebê ficar com uma alteração na coloração da pele para o amarelo e é uma alteração na coloração da pele e conjuntivas causada pelo aumento de bilirrubina no sangue.
A bilirrubina é um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo a partir da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, e que ocorre periodicamente durante o processo de renovação celular do organismo.
No recém nascido, em função da imaturidade existente no metabolismo, ocorre acúmulo de bilirrubina no sangue, o que deixa essa coloração amarelada na pele.
O bebê amarelo, a icterícia, seu pico costuma acontecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e inicia pela cabeça, pescoço e tórax e alguns casos vai descendo para raiz das coxas e pernas.
Nos prematuros pode ser um pouco mais intensa e demorar mais para regredir.
O que fazer?
Normalmente no período de aumento da ictericia o bebê ainda está na maternidade e será avaliado pelo pediatra quanto a necessidade de tomar alguma conduta.
A partir do nível de 5mg/dl a icterícia passa a ser visível, mas isso não significa necessidade de realização de exame de sangue ou de qualquer outra medida.
Profissionais experientes identificam quando é necessário coletar sangue para dosagem de bilirrubina apenas no olhar ou, em alguns casos, com ajuda de um aparelho que chamamos de bilirrubinômetro.
O bilirrubinômetro é colocado na testa do bebê para indicar o nível estimado.
Com a dosagem sanguínea, é avaliado a necessidade ou não de tratamento, que é realizado com fototerapia.
Os critérios de indicação de fototerapia pode variar de acordo com o peso e idade gestacional.
Prematuros por exemplo podem necessitar de tratamento com níveis inferiores de bilirrubinas que RN nascidos a termo.
Nesses casos o bebê é colocada numa espécie de bercinho de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora.
Permanece durante um a dois dias, realizando controles diários até os níveis reduzirem.
Se o surgimento da icterícia ocorrer após a alta da maternidade ou se você perceber uma progressão quando já estiver em casa, contate seu pediatra.
Em geral, a icterícia regride sozinha e rapidamente, sem deixar sequelas.
Quando for bem leve, o médico pode indicar apenas um banho de sol de cerca de 15 minutos de manhã e à tarde, antes das 10h e depois das 16h.
Existem outras causas, menos frequentes de icterícia neonatal que devem ser avaliadas mais criteriosamente.
Dra. Lisiane Dresch
Pediatra e Neonatologista
CRM 20.221
Sobre Alô Mamãe: O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês.
É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê.
Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto.
O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.
Fone: 0800 888 8121
Vídeo: https://youtu.be/xejCbTdoFz4
Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox
Comments