top of page
XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ

Quando e como começar a desfraldar?

Olá! No post de hoje, junto com a editora educativa Twinkl, vamos falar de uma das fases mais importantes (e, às vezes, temidas) da primeira infância: o desfralde. Quando e como desfraldar?

Quando falamos em desfralde, uma das primeiras dúvidas é qual é a idade certa para começar. Bom, a verdade é que não há uma resposta exata para esta pergunta – afinal, cada criança se desenvolve em um ritmo diferente. A boa notícia é que existem sim alguns sinais que indicam o quão preparado seu filho está para esta nova etapa. Neste post, vamos falar sobre os primeiros passos do desfralde e dar algumas dicas para identificar se já é hora de ensinar o pequeno a usar o penico.

Por que o momento do desfralde é tão importante?

Claro que para os pais o desfralde significa o alívio de não ter mais fraldas para trocar. Mas e para a criança? Com certeza é uma etapa desafiadora, e significa ao mesmo tempo que ela está ganhando independência e responsabilidade. Um desfralde adequado, que ocorre na hora certa, mostra que seu filho está se desenvolvendo física e emocionalmente. É um dos grandes marcos de uma maior autossuficiência pessoal e social.

Qual a idade certa para começar a desfraldar? Quando e como desfraldar?

A época adequada para ensinar o uso do penico varia para cada criança. De forma geral, os pequenos desenvolvem as habilidades necessárias para um desfralde sem problemas entre os 18 meses e os três anos de idade. É importante que os pais observem e saibam reconhecer esses sinais, aumentando as chances de um processo mais tranquilo.

Sinais de que seu filho está pronto para começar a usar o penico

Existem alguns indícios importantes de que seu filho está pronto para o desfralde. Se você perceber que a criança está exibindo algum dos seguintes comportamentos, talvez seja hora de começar a ensiná-la a usar o banheiro:

  1. Seu filho parece interessado em usar o banheiro. O pequeno tem curiosidade pelo vaso, apontando e fazendo perguntas, e pode até tentar sentar-se nele para imitar os adultos.

  2. A criança mostra incômodo com a fralda suja.

  3. Seu filho já é capaz de seguir instruções simples e consegue se comunicar com os pais (a criança sabe expressar que deseja pegar, comer ou assistir algo, por exemplo).

  4. Seu filho já tem algum controle sobre a bexiga e o intestino. Isso significa ser capaz de segurar o xixi ou o cocô por pelo menos alguns minutos.

  5. Seu filho está ciente de quando está urinando ou evacuando. Um dos sinais disso é quando a criança avisa para os pais o que está fazendo.

Sinais de que seu filho NÃO está pronto para começar a usar o penico

Existem também alguns sinais que indicam que seu filho ainda não está pronto para começar o desfralde. É importante ficar atento a eles, já que um desfralde antecipado pode gerar angústia na criança e tornar o processo todo mais lento e complicado do que o necessário.

  1. Seu filho tem pouco ou nenhum interesse em usar o banheiro.

  2. Seu filho parece não notar quando está urinando ou evacuando.

  3. Seu filho não tem muito controle sobre a bexiga ou os intestinos. Isso pode ser evidenciado por vazamento involuntário de urina, diarreia ou acidentes na hora de entrar ou sair do banho, por exemplo.

  4. Seu filho se distrai facilmente e tem dificuldade em seguir instruções simples.

Se você perceber que seu filho está exibindo algum dos sinais acima, pode ser melhor esperar um pouco mais antes de iniciar o desfralde. Afinal, cada criança se desenvolve em um ritmo próprio, então não há necessidade de apressar as coisas. Apenas seja paciente e espere que seu filho mostre sinais de prontidão!

O que fazer antes de começar o desfralde

Agora que você já entendeu como saber se seu filho está pronto para começar o desfralde, chega a hora de saber como iniciar o processo. Quando e como desfraldar?

Existem algumas dicas que vão garantir um desfralde o mais tranquilo possível para você e seu filho:

Antes de tudo, comece conversando com seu filho sobre usar o vaso ou o penico. A conversa vai ajudá-lo a entender o que está acontecendo e por que eles precisam aprender a usar o banheiro. Explique que ele pode começar a avisar quando sente vontade para que você possa levá-lo até o banheiro. Pense bem nas palavras que você vai usar quando falar sobre o assunto: use palavras positivas, evite associações negativas e a sensação de obrigação na criança.

Reúna e apresente para o seu filho todos os objetos necessários, como penico, papel higiênico e lenços umedecidos. Se você for comprar novos, deixe que a criança participe da decisão. Convide seu filho para montar seu próprio cantinho no banheiro. Deixe que ele sente no penico completamente vestido primeiro, para que vá se acostumando com a sensação. Explique bem o que irá acontecer nos próximos dias ou semanas.

Planeje tornar a experiência positiva: concentre-se em maneiras de tornar a experiência leve para seu filho. Uma das maneiras de tornar o processo agradável é vocês lerem juntos um livro sobre o assunto. Você também pode criar brincadeiras com animais de pelúcia nas quais os bichinhos também usem o banheiro, por exemplo. O importante é manter o tom leve e divertido!

Dicas para o desfralde

Quando e como começar a desfraldar?

Aqui vão algumas dicas para quando você já percebeu que seu filho está pronto para sair das fraldas e já realizou os passos pré-desfralde:

Comece ensinando seu filho a usar o banheiro. Mostre a ele como se sentar e se levantar e explique como se limpar corretamente, mesmo que você seja o responsável por isso no começo. Explique também sobre a importância de uma boa higiene, como se limpar adequadamente e lavar as mãos após usar o banheiro. Aliás, vale a pena incentivar a criança a lavar as mãos mesmo que ela tenha sido limpa por você.

Explique o passo a passo para o seu filho: converse com ele sobre avisar quando está com vontade de usar o banheiro, por exemplo. E, quando receber o aviso, não espere: leve a criança imediatamente.

Incentive seu filho a sentar no penico por curtos períodos de tempo: no início, é importante estimular a criança a sentar no vaso sanitário mesmo que ela não esteja com vontade de fazer xixi, pois isso vai ajudá-la a se acostumar com a sensação de sentar no vaso sanitário ou no penico. Você pode fazer isso após as refeições, após cochilos e antes do banho, por exemplo.

Comece com o desfralde durante o dia, já que o autocontrole é bem mais fácil para as crianças quando elas estão acordadas. Ensine seu filho a avisar quando estiver com vontade de ir ao banheiro, e então você pode começar a deixá-lo sem fralda por algumas horas por dia, progredindo com calma até que a criança passe o dia todo sem ela. O desfralde noturno é a última etapa.

Esteja preparado para acidentes! É normal que ocorram escapes durante o desfralde. Não mostre angústia ou insatisfação com isso: a criança pode absorver esses sentimentos, o que só vai complicar o processo. De maneira amigável, lembre-a dos passos necessários para ir ao banheiro, reforce que ela está indo bem e que acidentes são normais.

Elogie o sucesso do seu filho: é importante elogiar a criança quando ela usa o banheiro, mesmo que seja para fazer só um pouquinho de xixi. Isso vai incentivá-la a continuar tentando controlar a bexiga cada vez melhor.

Quanto tempo dura o desfralde?

O desfralde da criança leva vários meses para ser concluído, geralmente em torno de 3 a 6 meses. É importante lembrar que cada criança é diferente e aprenderá em seu próprio ritmo. Não desanime se ocorrerem acidentes ou regressões – algumas crianças demoram mais para concluir o desfralde e isso é perfeitamente normal! Apenas seja paciente e mantenha o reforço positivo, e seu filho eventualmente vai conseguir ficar sem fralda o tempo todo.

Métodos para desfraldar

Existem alguns métodos diferentes que você pode usar para o desfralde do seu filho. O mais importante é observar os sinais de que a criança está (ou não) se adaptando ao método que você escolheu e manter a consistência na abordagem.

Um método popular é “observar e esperar”. Com esse método, você simplesmente observa seu filho de perto em busca de sinais de que ele precisa ir ao banheiro, como se contorcer, segurar a virilha ou avisar que está com vontade de fazer xixi. Quando você vê esses sinais, você o leva até o banheiro e o ajuda a usar o vaso ou penico.

Outro método é o de intervalos. Com esse método, você leva seu filho ao banheiro em intervalos regulares ao longo do dia, como a cada uma ou duas horas. Este método aposta na criação de uma rotina para que a criança se lembre de ir ao banheiro.

Independentemente da abordagem, é interessante que você coloque roupas adequadas a esta etapa no seu filho. Recomendamos que a criança use roupas que ela mesma consiga tirar caso queira ir ao banheiro sozinha, por exemplo. Por isso, a melhor época para o desfralde costuma ser o verão: com o calor, não é problema deixar os pequenos com menos roupas quando estão em casa.

Independente do método escolhido, o mais importante é ser consistente. A gente sabe que o desfralde é cansativo, mas interrompê-lo pode ser bem pior por gerar insegurança no seu filho. Seja paciente e tenha confiança de que eventualmente este aprendizado será concluído com sucesso.

Desfralde de meninos

Há alguns pontos extra para se ter em mente ao treinar os meninos para usar o vaso ou o penico. Eles geralmente demoram um pouco mais para concluir o desfralde do que as meninas, por exemplo, então não desanime se o desfralde estiver levando um pouco mais de tempo do que o esperado.

Aqui vão algumas dicas para o desfralde de meninos:

Incentive-o a sentar. Os meninos tendem a se levantar para urinar, o que pode aumentar as chances de eles fazerem uma bagunça. Se possível, incentive-o a sentar-se para usar o banheiro. Isso é importante no início, pois o ajudará a se acostumar com o processo antes de chegar à posição em pé, que é mais difícil.

Ensine-o a mirar: esta etapa pode exigir um pouco de prática, mas é importante mesmo assim! Mostre a ele como apontar para que ele evite molhar fora do vaso ou do penico. Você pode usar um penico-mictório ou usar um pedacinho de papel no vaso sanitário para servir de alvo.

Desfralde de meninas

As meninas geralmente são mais fáceis de treinar do que os meninos, mas ainda há algumas coisas a serem lembradas.

Aqui vão algumas dicas para o desfralde de meninas:

Use um assento redutor: o “troninho infantil” pode ajudar sua filha a se sentir mais confortável e segura enquanto estiver sentada no vaso sanitário.

Ensine-a a se limpar no sentido correto: é claro que a higiene adequada deve ser ensinada e reforçada em meninos e meninas, mas para elas é importante que você também fale bastante sobre o sentido correto para passar o papel. Mostre à sua filha como limpar de frente para trás.

E aí, gostou das dicas? Não esqueça de aguardar os sinais de prontidão e ser paciente durante todo o processo. Cada criança é diferente, por isso pode demorar um pouco mais para alguns do que para outros. Com um pouco de paciência e consistência, seu filho vai aprender a usar o banheiro logo logo!

—————————————————————————————-

Texto criado em colaboração com a editora educativa Twinkl.

Siga @mamaebox também no: www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Assine 30 dias grátis!

Comentarios


XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ
Dicas amamentação mamãebox
bottom of page