top of page
XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ

Dar colo demais estraga o bebê?

Vamos desmistificar essa questão!

A influenciadora e mãe de 3, Laís Brito, desvenda os mitos e verdades sobre o afeto na maternidade, sobre dar colo.


Colo: mais que um mimo, uma necessidade desde o útero. A era dos palpites sobre a criação dos filhos está se despedindo, dando espaço a uma compreensão mais empática e cientificamente embasada da maternidade.


Laís Brito, influenciadora e mãe de três filhos, lança luz sobre a questão: "Dar colo demais estraga o bebê?" Antes, um conselho comum era que dar muito colo poderia acostumar mal a criança, tornando-a mimada e cheia de melindres.


A influenciadora, no entanto, ressalta a mudança de paradigma: "Cada mãe sabe o que é melhor para ela e para o próprio filho."


Laís destaca o conceito de exterogestação, a fase posterior ao nascimento que pode ser considerada uma continuação da gestação. Nos primeiros três meses de vida, o bebê continua a experiência intrauterina fora da barriga. "Recriar as condições que ele tinha no útero ajuda a deixá-lo mais calmo. E o colo é o principal fator para confortá-lo. Portanto, colo não estraga o bebê", explica.


A influenciadora sugere práticas que recriam a vida intrauterina, como permitir que o bebê durma quando e quanto quiser, manter uma iluminação suave, carregá-lo num sling e proporcionar momentos relaxantes em um ofurô ou balde para bebês.


O colo afetivo é fundamental para o desenvolvimento psíquico, físico e emocional das crianças. "Neurologicamente, o bebê não tem noção dos limites do próprio corpo. É a partir do contato que essa dimensão se formará", explica Laís, baseada em suas leituras sobre maternidade.


Laís ressalta que, até os 2 anos, o colo afetivo é primordial. Deixar um bebê chorando nesse período pode gerar problemas futuros. Diversos estudos, incluindo pesquisas do Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard, comprovam que bebês criados sem esse afeto são mais propensos a problemas como depressão e ansiedade na vida adulta.


Sua abordagem materna: "Por aqui vai ter 'colo' pra sempre! Que eles tenham certeza que pedir colo não é sinônimo de fraqueza, pelo contrário, o meu colo sempre será lugar de segurança, onde eles podem se encher de força para lidar com tudo e qualquer coisa!"


Siga @mamaebox no www.instagram.com/mamaebox

Você pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime Amazon! Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Assine 30 dias grátis! 

 



XCM_Manual_1178377_BR_FRALDA_Baby_610x180_Country_Expansion_Brazil_XCM_Manual_1178377_AMAZ
Dicas amamentação mamãebox
bottom of page