Filhos e a gravidez, APRENDA A ORGANIZAR-SE SEM ESQUECER OS OUTROS FILHOS!
A partir do momento da sua gravidez, previna o seu filho de que deve evitar esforços e carregar pesos para proteger o bebê que está na barriga.
Limite o tempo que passa com a criança ao colo, principalmente se sentir um peso ou reflexo na parte de baixo da barriga.
No entanto, é evidente que não é possível parar completamente de carregar ao colo o seu filho. Como tal, é importante que aprenda a proteger as costas quando o fizer: para pegar numa criança desde o chão, não se curve mas baixe-se à frente dela com as costas bem retas, pegue-lhe pelos braços e levante-se sem se curvar e apoiando-se numa das pernas.
Quando a barriga estiver maior, se for necessário, pegue na criança ao colo de lado e segure-a com o antebraço.
Opte também por transportar a criança às costas num porta-bebê. Deste modo, o peso da criança irá equilibrar o peso da barriga.
Nas sessões de mimos, coloque o seu filho num sofá grande ou numa cama.
Proponha ao seu filho atividades calmas, compatíveis com o seu estado: um jogo de tabuleiro ou um puzzle, ler uma história, fazer um bolo, ver um filme, acariciá-lo ou até mesmo fazerem uma sesta a dois. Se continuar a proporcionar-lhe momentos exclusivos, ele irá aceitar melhor o fato de que não pode fazer tanta confusão e que deve respeitar o seu tempo de descanso.
Se sentir uma sensação de peso no baixo-ventre após ter colocado o seu filho ao colo ou depois de ter brincado muito com ele, chegou o momento de descansar: deite-se de costas ou de lado explicando-lhe que está cansada. Proponha-lhe uma atividade calma.
Durante o banho, traga uma cadeira ou um banco para o pé da banheira: deste modo não tem de estar de joelhos ou agachada enquanto ele se diverte com a água.
Para vesti-lo ou calçá-lo, é melhor estar de joelhos ou sentada no chão, conforme for mais cômodo, o importante é que não esteja curvada.
A gravidez é uma excelente ocasião para incentivar o seu filho a ganhar autonomia e a ajudá-la: em função da idade dele, pode pedir-lhe para se vestir ou calçar-se, arrumar os brinquedos ou o quarto, etc.
Relembre regularmente o seu filho que deve ter cuidado com a sua barriga: um pontapé ou cotovelada involuntária podem acontecer quando sentado ao seu colo! Contudo, não se preocupe se tal acontecer, o bebê está muito bem protegido pelo líquido amniótico que o envolve. As camadas de proteção são bem fortes.
Peça ajuda sempre que possível: não hesite em pedir ajudar ao pai, os avós, a creche para conseguir arranjar um tempo para descansar e aproveite muito a sua gestação que é um momento único em família e sublime.
Acompanhe o @mamaebox também no www.instagram.com/mamaebox
Comments